O Totalitarismo se espalhou pela Espanha ainda antes da Segunda Guerra Mundial, quando os fascistas liderados por Franco ganharam a Guerra Civil Espanhola, tendo estabelecido um governo totalitário que se manteve no poder no período entre 19.
O franquismo, regime totalitário de tendência nazifascista, teve início na Espanha em 1939, após a vitória dos militares apoiados pela extrema-direita na guerra civil. Após a crise de 1929, a Espanha passou a viver um agitado cenário político marcado pela atuação de setores de esquerda e direita.
Etimologia. A ideia de totalitarismo como poder político “total” através do estado foi formulada em 1923 por Giovanni Amendola que criticou o fascismo italiano como um sistema fundamentalmente diferente das ditaduras convencionais. ... O conceito de totalitarismo surgiu nos anos 19.
Os regimes políticos totalitários apareceram naquele cenário caótico como possíveis soluções para os problemas da população e, por isso, ganharam apoio popular. Podemos associar, então, a origem do totalitarismo ao ódio a alguma categoria social, justificada pelo medo e pelo terror imputados na população.
O Franquismo foi um regime político ditatorial que vigorou na Espanha entre os anos de 19. ... Francisco Franco, que recebeu apoio de Itália e da Alemanha durante a Guerra Civil Espanhola, tratou de retribuir a ajuda apoiando esses regimes fascistas que integravam um dos grupos durante a guerra.
As bases do regime franquista foram definidas pelo autoritarismo, unidade nacional espanhola, promoção do clero e religião católicos, nacionalismo castelhano (com a supressão dos direitos das outras culturas, como os bascos e catalães), militarismo, corporativismo nos moldes fascistas, anti-comunismo e anti-anarquismo.
O Franquismo ou Regime Franquista (1939-1975) foi um sistema político ditatorial constituído na Espanha entre os anos de 19, aos moldes fascistas e liderado Francisco Paulino Hermenegildo Teódulo Franco y Bahamonde, mais conhecido como Francisco Franco (1892-1975).
fascismo
O fascismo foi o primeiro movimento totalitário a ser implantado na Europa. Ocuparam o poder da Itália, em 1922, quando Benito Mussolini foi nomeado primeiro-ministro após a realização da Marcha sobre Roma.
Como mencionado, destacaremos neste texto as principais experiências totalitárias que existiram na Europa durante o período entreguerras. Na extrema-direita do espectro político, estão o fascismo italiano e o nazismo alemão, e na extrema-esquerda, está o stalinismo soviético.
O totalitarismo representa um sistema de governo que afetou diretamente a vida de milhões de pessoas, apresentando reflexos de alcance universal e gerando consequências que perduram até hoje em nossa sociedade. Logo, o totalitarismo está incluso no âmbito de interesse do estudo filosófico, sendo matéria tratada por inúmeros filósofos.
Regimes totalitários na Europa Como já mencionado, a Europa teve três grandes totalitários: o fascismo (1922-1945), o nazismo (1933-1945) e o stalinismo (1924-1953).
Os regimes totalitários estão baseados num Estado centralizador, antidemocrático e autoritário. Esses governos surgiram após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) em diversos países da Europa a partir da crise do capitalismo e do liberalismo.
Esses foram os grandes regimes totalitaristas do século XX, embora existam estudiosos que apontem a existência de outros governos totalitaristas ao longo da história, como o Khmer Vermelho, que governou o Camboja de 19, e o atual regime da Coreia do Norte.
Quando é o aniversário do Zuko?
Porque arroz integral não engorda?
Pode ir de calça para um casamento?
Quem tem intolerância à lactose pode comer manteiga?
Como é composto o Centro de Vigilância Epidemiológica CVE?
Qual a editora da Colleen Hoover?
Como transformar um objeto em JSON?
O que é bom pra se queimar no sol?
Quanto tempo para desinchar fios de PDO?
Quando o advogado age de Má-fé?
Quais as funções do Google Forms?
Qual é o nome do pé de acerola?
Pode lavar a cabeça do bebê a noite?
Como se forma a escória do alto-forno?
O que levar na mala para Chile?