Usando-se o sistema cartesiano, as direções do espaço seriam x e y e um vetor poderia ser escrito como V = (x, y). O sentido, por sua vez, diz respeito à seta na ponta do vetor, que o indica, podendo ser tanto positivo como negativo.
A direção é a reta onde o vetor está localizado, e as direções possíveis são: diagonal, horizontal e vertical. O sentido trata-se de para onde o vetor atua de acordo com sua direção, assim, os sentidos podem ser para a direita, para a esquerda, para cima, para baixo, para o leste, para o norte, etc.
Ao observar essas retas podemos concluir que direção está ligada ao que diz respeito à posição horizontal, vertical, norte, sul, leste e oeste. Já o sentido é a orientação do móvel. Unindo direção e sentido podemos determinar a posição de qualquer corpo ou objeto que esteja descrevendo uma trajetória curvilínea.
u = P – O = (x, y) – (0, 0) = (x – 0, y – 0 ) = (x, y). Logo, o vetor u, fica expresso através de um par ordenado, referido à origem do sistema de coordenadas cartesianas.
Como calcular a componente de um vetor a na direção de um eixo OX ? A componente ax na direção do eixo OX é um vetor cuja direção é a do vetor i unitário do eixo OX e cujo módulo é ax = a cos a.
- a sua direção é sempre tangente à sua trajetória; - o sentido é o mesmo sentido adotado para o vetor velocidade se o movimento for acelerado; se o movimento for retardado, o sentido é contrário ao vetor velocidade; - o módulo do vetor aceleração tangencial é nulo nos movimentos uniformes.
Somar e Subtrair vetores é a mesma coisa, ou seja, usamos a mesma fórmula. A única coisa que muda é o sentido quando somamos o sentido é o mesmo e quando subtraímos o sentido é contrário. Como os vetores estão na mesma direção e sentido então não possuem ângulo entre eles.
Para saber a direção de um vetor, basta saber a direção de sua reta suporte. O sentido de um vetor é para onde aponta sua extremidade. Dizemos que dois vetores ou mais são iguais ou equipolentes se seus módulos também forem iguais, se suas direções forem iguais e se possuírem o mesmo sentido.
O sentido de um vetor é para onde aponta sua extremidade. Alguns vetores particulares Dizemos que dois vetores ou mais são iguais ou equipolentes se seus módulos também forem iguais, se suas direções forem iguais e se possuírem o mesmo sentido.
Um vetor é representado por meio de uma flecha traçada em escala, a fim de representar o valor do módulo, a direção e o sentido. Assim, grandezas como velocidade (v), aceleração (a) e força (F), são escritas com uma flecha sobre cada letra que as caracterizam.
Assim, grandezas como velocidade (v), aceleração (a) e força (F), são escritas com uma flecha sobre cada letra que as caracterizam. Os vetores têm sua própria forma de serem somados e subtraídos, pois depende de como dois vetores estão posicionados.
Quais são os requisitos para que dê a garantia pelos vícios redibitórios?
Qual a rodoviária mais perto de Porto de Galinhas?
É possível ejacular com 10 anos?
Como excluir o cadastro do gestor no empregador web?
Quais são as primeiras perguntas que os psicólogos fazem?
Como fazer uma análise das 5 Forças de Porter?
Qual foi o pior rei da Inglaterra?
Quem tem bloqueio de ramo esquerdo pode fazer atividade física?
Pode levar vidro de perfume na bagagem de mão?
Qual fio usar para chuveiro 5500W 220V?
O que é um ruído na comunicação?
Como ocorre o processo de adaptação?
Como recuperar fotos de um E-mail antigo?
Quais são os materiais concretos?