Como disse anteriormente, o comportamento respondente é involuntário e pode ser inato - para eventos filogeneticamente relevantes, como a comida, situação ameaçadora, sexo - ou pode ser aprendido quando um estímulo "neutro" é apresentado em comunhão com um estímulo específico e suficientemente aliciador de ...
Um reflexo é forte quando a resposta tem latência curta, magnitude ampla e dura- ção longa. Inversamente, um reflexo é fraco quando, diante de um estímulo de grande intensidade, a resposta tem latência longa, magnitude pequena e duração curta (Cata- nia, 1999).
O Comportamento Respondente é um tipo de interação em que a resposta é emanada imediatamente após a apresentação do estímulo. Ivan Pavlov descreveu a obtenção do comportamento respondente condicionado como sendo formado por estímulos pareados que têm certa resposta.
No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo segue-se uma resposta. No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante.
Pavlov fez uma experiência envolvendo um cão, uma campainha e um pedaço de carne. O fisiologista percebeu que quando o cão via o pedaço de carne, ele salivava, o que foi chamado de reflexo não condicionado. Pavlov também começou a tocar a campainha (estímulo neutro) quando ia mostrar o pedaço de carne.
O reflexo condicionado é uma reação a um estímulo casual. O condicionamento operante é um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação. ... No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo segue-se uma resposta.
São condicionados através do feedback e do processo de estimulos-respostas onde o individuo recebe e reagem a estimulo do meio externo. Ex. quando nós fazemos uma pergunta levamos em consideração o contexto e a pessoa que irá responder também de acordo com as suas relações com o meio externo.
No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo segue-se uma resposta. No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante.
Qualquer reflexo pode ser condicionado a responder a um estímulo anteriormente neutro. É marcado por respostas desencadeadas por eventos que imediatamente as precedem (o estímulo eliciador) e relacionado com o Sistema nervoso periférico (ou autônomo). Todos os comportamentos respondentes apresentam as seguintes características:
Neste ponto, podemos nos perguntar: como se dá a aprendizagem de novos comportamentos? A aprendizagem pode se entendida enquanto uma mudança no comportamento, mudança esta que se mantêm relativamente estável no futuro.
É importante que fique claro: Somente um Estímulo Neutro (NS) com um Estímulo Eliciador de Respondentes (fortes o bastante para tal) podem se emparelhar. O Comportamento Operante é um comportamento voluntário e que opera nas contingências.
A psicologia comportamental procura estudar e compreender o comportamento. Em inglês, esta abordagem da psicologia é chamada behaviorismo (behavior + ismo; a palavra inglesa behavior significa comportamento). Neste ponto, podemos nos perguntar: como se dá a aprendizagem de novos comportamentos?
Como realizar um evento de sucesso?
Como fazer o planejamento financeiro pessoal?
Como pintar parede já pintada com tinta óleo?
Qual o início e fim dos períodos da evolução da ciência contábil?
O que impede a barba de crescer?
Como ocorrem os terremotos e as erupções vulcânicas?
Como aconteceu a Conjuração Mineira?
Como recuperar janela com ferrugem?
Quando o cabelo está caindo muito o que pode ser?
Quais foram as transformações sofridas pelo meio de comunicação ao longo do tempo?
Como saber se a silagem é boa?
Como fazer a pintura de um tanque de uma moto?
Quais são os métodos de separação de misturas heterogêneas?
Como pintar uma parede de outra cor?
Como saber se a sentença é verdadeira ou falsa?
O que é urbanização e como ocorre?