Saudação: Bejiróó! Oni Beijada! – A saudação tem significado de: “Ele é dois!” ( a mesma dos Ibejis). Os Erês são fonte de energia e renovação.
Alguns dos nomes de Erês no Candomblé: Erês de Iansã (Raio, Ventania, Tachinho), de Iemanjá (Conchinha e Maré), de Oxumaré (Chuvinha e Arco-Íris), Exu (Foguinho e Pinga Fogo), de Oxóssi (Andorinha e Flechinha), de Oxalá (Pombinha Branca e Caramujinho), de Oxum (Amorzinho e Espelhinho), de Xangô (Gamelinha e Trovoada), ...
A saudação ao Ibêji é "Bejé ó ró! La ô!" Seus filhos são pessoas com temperamento infantil, brincalhonas, sorridentes, irriquietas, de muita energia nervosa. Como marca física, aparentam menos idade do que realmente possuem.
Nomes de Erê na Umbanda:Joãozinho;Canjica;Caboclo Mirim;Zezinho Marinheiro;Aninha;Mariazinha;Damiana;Lagoinha;
Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.
30 curiosidades que você vai gostar
Os erês são guias ou entidades (espíritos) que, no ritual de Umbanda, apresentam-se como crianças. ... A palavra erê vem do iorubá e significa brincar . Esses espíritos infantis são a verdadeira expressão da alegria, da espontaneidade, da pureza, da inocência e da ingenuidade da criança.
Saudação: Bejiróó! Oni Beijada! – A saudação tem significado de: “Ele é dois!” ( a mesma dos Ibejis). Os Erês são fonte de energia e renovação.
As frutas podem também sofrer alteração , utilizando a fruta da época ou da região. Mas deve manter o milho e o arroz. Ok? O fubá de milho borrifado com água e sal,é levemente levado ao fogo para ser torrado.
Os Erês têm a missão de servir como intermediários entre as pessoas e os orixás. Como os orixás não falam, fica a cargo dos Erês estabelecer essa conexão entre a consciência humana e o inconsciente dos orixás. Os Erês são um tipo de guia que faz a ponte entre as pessoas e os orixás.
Ibéjì usa o Àtòrì que é pequena vara. Na Umbanda a falange das crianças chama-se Beijada e é comemorada no dia 27 de setembro. Sua saudação no Candomblé é "Onipé Ibéjì!" (Defensor gêmeo), já na Umbanda é Oni Beijada!
São homenageados aos domingos, recebendo como comidas rituais doces, bolinhos, balas, caruru de quiabos e vatapá. A ele são sacrificados frangos e frangas de leite. A saudação ao Ibêji é “Bejé ó ró! La ô!”
Aos gêmeos protetores da infância oferenda-se caruru e também acarajé, abará, vatapá, xinxim de galinha, farofa, rapadura, cana-de-açúcar... "O candomblé é uma religião de antepassados. ... "Uma coisa é o cortado de quiabos, outra é a oferenda de caruru que se faz a Ibêji", diz.
No dia 27 de setembro se celebra em muitas partes do Brasil uma festa religiosa bastante popular, que se formou no entrecruzamento de diversas tradições religiosas. Ela é conhecida por diversos nomes, dependendo da origem religiosa.
Cosme e Damião eram dois irmãos gêmeos que possuíam o dom da cura e da medicina. Com isso, ficaram conhecidos por prestar assistência médica aos pobres e aos animais sem custo. Por esse motivo, hoje consideram-se os santos protetores dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos.
Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado.
Para a Festa de Erês: traga tudo o que tiver vontade, desde bolos, maria mole, suspiro, doce de leite, doce de batata doce, marshmallows, pipoca doce, balas, pirulitos, refrigerantes, enfim...
É considerado o senhor das doenças, rege o campo santo entre o material e o espiritual. As frutas são: marmelo, melão, caqui, fruta do conde, maracujá, manga, limão. É considerado justiceiro.
Os Erês são entidades de crianças, muito queridas na Umbanda e Candomblé. Alegres e brincalhonas, têm como patronos Cosme, Damião e Doum. Suas festas são sempre muito animadas, com muito doce e enfeites.
Oríkì s, As evocações Poderosas dos OrixásA palavra Oríkì, em yorubá, significa: "louvar, saudar, evocar". ... Oríkì s usados para saudar os Orixás:Èsù (Exu): "Èsù gbe eni se ebo lore o" (Exu sustenta quem faz o sacrifício corretamente).Ògún: "Ògún olónà olà" (Ogum é o dono do caminho da prosperidade).
Oxum: Azul. Ibeijada, Erês (Criança): Rosa, Azul ou Traçada Azul e Rosa. Malandros: Branca ou traçada branca e vermelha.
Faça suas firmezas sempre que desejar, sempre que sentir a necessidade. Conecte-se com o sagrado, confie e trabalhe pelo que deseja. E a cada vitória, a cada conquista, agradeça, seja em pensamento, seja com uma vela firmada apenas para isso.
Deixar a peça de molho nesta água e acender duas velas pequenas brancas pedindo a Cosme e Damião que acalmem a criança e traga mais docilidade nos caminhos dela. Quando as velas terminarem de queimar, torcer a roupa e deixar secar normalmente.
Se não nos permitimos sentir ,sorrir e brincar com a nossa própria criança , erê não consegue encostar . Quando chega é chorando . Chorando a criança que chorou em nós .
O que usar Após ácido no rosto?
Como gerar a individualização do FGTS?
O que são instruções condicionais?
Qual é o brasileiro mais rico?
O que significa o termo quimiotaxia?
Porque a educação não é valorizada no Brasil?
Qual tipo de grama mais resistente?
São estratégias de posicionamento?
Qual ferramenta é frequentemente usada pelo DevOps?
Para que serve a Lua Minguante?
Como dimensionar a capacidade do capacitor?
Quando se deve começar a fazer o enxoval do bebê?
Qual a vantagem de ser endomorfo?
Quantas espécies de Cryptococcus são patogênicas Quais são elas?