Assim como os cordados, os três tipos de folhetos embrionários: ectoderma, mesoderma e endoderma, surgem simultaneamente durante o processo de gastrulação (fase de gástrula), inicialmente formado por duas camadas de células: externamente o ectoderma e internamente o mesentoderma. ...
É na fase de gastrulação que ocorre a formação dos folhetos germinativos, também chamados de folhetos embrionários. Na gastrulação, as células da blástula começam a se diferenciar, formando os folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma. Eles são os primórdios de todos os tecidos e órgãos.
Ectoderma é o folheto mais externo (ecto = fora) e que reveste o embrião. Ele dará origem ao sistema nervoso central (SNC), sistema nervoso periférico (SNP), epiderme e estruturas associadas, tais como pelos e unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas.
O mais interior dos três folhetos embrionários (endoderme, mesoderme e ectoderme) de onde se formam os epitélios da faringe, do aparelho respiratório, do tubo digestivo e glândulas anexas, da bexiga e da uretra.
Os folhetos embrionários, também chamados de folhetos germinativos, podem ser de três tipos: Eles surgem durante a gastrulação do embrião, quando ele tem, aproximadamente, 32 células. Nos embriões humanos, isso acontece entre a 4ª e a 7ª semanas de gestação.
São chamados de diblásticos os animais que apresentam apenas dois folhetos: endoderma e ectoderma. São exemplos os cnidários (corais e medusas). Os triblásticos, por sua vez, têm os três folhetos embrionários na sua composição: ectoderma, endoderma e mesoderma.
Durante o desenvolvimento embrionário, no processo de gastrulação, as células, que estão em constante multiplicação, iniciam um processo de invaginação, no qual as células presentes na superfície da blástula movem-se para o interior, formando camadas e um i ntestino primitivo. As camadas são chamadas de f olhetos embrionários germinativos.
Anexos embrionários ou estruturas extra embrionárias são órgãos e membranas que surgem dos folhetos embrionários mas que não são parte constituinte do embrião. São eles: alantoide, âmnio, cório e vesícula vitelina. Acresce, ainda, a placenta e o cordão umbilical, mas esses são característicos apenas nos mamíferos.
Quando a lactante pode pintar o cabelo?
Qual a importância de estabelecer regras para nomear os seres vivos?
Qual é a vantagem da postura ereta e do andar bípede?
O que quer dizer a palavra ferrou?
Qual o tamanho normal de um saco gestacional de 5 semanas?
O que devemos fazer para evitar doenças?
O que significa os 3 Rs do meio ambiente relacione corretamente?
Como faço para entrar em contato com o pastor Claudio Duarte?
Qual o objetivo da escrita espontânea?
Como tirar mancha de couro sintético bege?
Quais os tipos de oração coordenada?
Qual foi a primeira indústria do mundo?