Um aminoácido não-essencial é aquele que o organismo considerado (normalmente, o humano) é capaz de sintetizar para o seu funcionamento. O organismo humano é capaz de sintetizar cerca de metade dos vinte aminoácidos comuns. Tem então de obter o restante através da dieta, pela ingestão de alimentos ricos em proteínas.
São unidades fundamentais para formar proteínas, produzidas naturalmente pelo corpo humano, especificamente pelo fígado. Também chamados por aminoácidos não essenciais, apesar de receberem esse nome, são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
São os tipos de aminoácidos aos quais o organismo não consegue produzir sozinho, ou seja, são encontrados na natureza, por meio dos alimentos que precisamos ingerir e sobre os quais vamos falar aqui neste post. São eles: isoleucina, valina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e histidina.
Por mais que o corpo humano tenha muitas variações de proteínas na sua composição, elas são formadas por 20 aminoácidos, sendo 8 essenciais e 12 não essenciais.
A porção indicada de aminoácidos essenciais deve respeitar a orientação médica e nutricional, e estar de acordo com a necessidade de quem ingere. A importância dos aminoácidos essenciais pode ser percebida pela ampla atuação no organismo e pelas inúmeras funções que eles exercem no organismo.
Os aminoácidos, muitas vezes referidos como os blocos de construção de proteínas, são compostos que desempenham muitos papéis fundamentais no organismo. São necessários para processos vitais, como a construção de proteínas e a síntese de hormonas e neurotransmissores.
Como sabemos, os aminoácidos são importantes na formação das proteínas. Cada uma dessas macromoléculas é formada por uma longa cadeia de aminoácidos, os quais são ligados por meio de ligações peptídicas. Cada proteína é formada por uma sequência específica de aminoácidos, sequência essa que determinará sua conformação tridimensional.
A ingestão de aminoácidos essenciais é muito importante, principalmente para as funções citadas acima. Ainda, por contarem com amplos benefícios para o organismo, as substâncias ganham destaque na dieta de alguns grupos, como: portadores de sarcopenia: pelo estímulo das sínteses de proteínas musculares.
O que é mais frio o metal ou a madeira?
Como funciona o lacre da placa?
O que significa a luz vermelha no celular?
Qual foi o marco do Realismo e Naturalismo no Brasil?
Como é a comunicação no autismo?
Qual a melhor roupa para ir à academia?
Quais são as florestas tropicais?
Pode tirar nota fiscal no nome de outra pessoa?
Quando o réu revel pode produzir provas?
Quais são os principais cuidados da enfermagem?
O que é a representação processual?
Como combater o transtorno de adaptação?
Como sentimos o gosto eo cheiro dos alimentos?
Quais tipos de pratos podem ir no microondas?