Os povos e comunidades tradicionais da Amazônia encontram na caça, pesca e no extrativismo fonte de alimentação e renda. Além disso, alinham a esse modo de vida conhecimentos tradicionais que contribuem para a conservação do bioma e, assim, para a manutenção dos serviços ecossistêmicos.
Habitantes tradicionais da floresta amazônica – índios, seringueiros, castanheiros etc. – que baseiam seu modo de vida na extração de produtos como a borracha, a castanha, a balata, os óleos vegetais e outros. Além disso, dedicam-se à caça e à pesca não predatória, bem como à agricultura de subsistência.
Entre os PCTs do Brasil, estão os povos indígenas, os quilombolas, as comunidades tradicionais de matriz africana ou de terreiro, os extrativistas, os ribeirinhos, os caboclos, os pescadores artesanais, os pomeranos, entre outros. ...
Esses milhões de pessoas se dividiam em diferentes sociedades. Alguns grupos eram nômades ou seminômades que dependiam da caça e do extrativismo.
Introdução. “Piaçabeiro é quem corta piaçaba, quem conhece e beneficia. ... Os piaçabeiros são caracterizados por tirar seu sustento da extração da fibra da piaçaba. Para tanto, precisam ficar períodos médios a longos em função da atividade produtiva nos locais de incidência das palmeiras de piaçaba.
Eles tinham religião, hábitos, costumes e comportamentos similares, a divisão do trabalho também era parecida entre todos os povos, e o modo de vida deles era baseado na caça, na pesca e na coleta, acrescida da agricultura de algumas plantas, como a mandioca.
Sendo assim, estes são os índios, seringueiros, além de castanheiros, por exemplo. São assim chamados porque exercem importante papel de utilização dos elementos naturais de forma regrada, não levando à exaustão da natureza. Além disso, vivem na floresta Amazônica, utilizando os recursos presentes na mesma.
Hoje sabe-se que, antes dos europeus chegarem a essas terras, a floresta amazônica tinha cerca de 8 milhões de pessoas, que se concentravam principalmente nas margens de grandes rios, como o Amazonas e o Tapajós. Atualmente vivem na Amazônia 306 mil indígenas, segundo o IBGE.
Povos e Comunidades Tradicionais da Amazônia - ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza
São mais de 180 povos indígenas, além de vários grupos isolados³ vivendo no bioma. Ocupam uma área de 108 milhões de hectares, o que representa 21,5% da Amazônia Legal². Para se ter uma ideia da grandiosidade, a terra Yanomami, localizada em Roraima e no Amazonas, possui 25,7 mil indígenas, o que equivale a 5% do total de indígenas no país.
Toda essa diversidade étnica e populacional dialoga com o manejo sustentável para a conservação da biodiversidade. Os povos e comunidades tradicionais da Amazônia encontram na caça, pesca e no extrativismo fonte de alimentação e renda.
Segundo o projeto Nova Cartografia Social Brasileira, foram mapeadas mais de 1.000 comunidades quilombolas na Amazônia Legal, assim distribuídas: 750 no Maranhão, mais de 400 no Pará, quase 100 no Tocantins e dezenas no Amapá, Amazonas e Rondônia¹.
Quem tem ansiedade pode tomar ioimbina?
Qual o objetivo de uma sinalização de segurança?
Como saber se eu tenho visão monocular?
Quem pode emitir uma declaração de posse?
Qual a classificação de materiais?
Quando começa a contar os prazos processuais?
São características do nível pré silábico?
Qual os efeitos colaterais do Sineflex?
Qual é o prazo prescricional da responsabilidade contratual?
Como funciona a antecipação de cartão de crédito?
É permitido comprar gasolina em galão?
Qual é a cidade mais visitada do Brasil?
Qual é a função do ministro da Economia?
Quais foram as principais ideias de Aristóteles?
O que é material orgânico exemplos?
Como limpar arquivos temporários do Google Chrome?
Como a psicologia pode contribuir para a humanização em saúde?