As International Financial Reporting Standard (IFRS) — Normas Internacionais de Relatórios Financeiros — são pronunciamentos emitidos pelo International Accounting Standards Board (IASB), o Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade.
Para que a troca de informações entre os diferentes mercados fosse possível, foi criado o International Financial Reporting Standard (IFRS), que é o conjunto de normas internacionais de contabilidade. Essas normas são emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB) de contabilidade.
O IASB: Das Informações Contábeis de Alta Qualidade em Direção às Informações para Fomentar Confiança e Estabilidade nos Mercados Globais. Desde 2001, o International Accounting Standards Board (IASB) embarcou em sua missão para se tornar o órgão normalizador da contabilidade global.
IFRS são um conjunto de normas internacionais de contabilidade, emitidas e revisadas pelo IASB - International Accounting Standards Board (Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade), que visam uniformizar os procedimentos contábeis e as políticas existentes entre os países, melhorando a estrutura conceitual e ...
O IASB é a organização internacional sem fins lucrativos que publica e atualiza as Normas Internacionais de Contabilidade IAS / IFRS em língua inglesa e tem como compromisso principal desenvolver um modelo único de normas contábeis internacionais de alta qualidade, que requeiram transparência e comparabilidade na ...
44 curiosidades que você vai gostar
O IASB: Das Informações Contábeis de Alta Qualidade em Direção às Informações para Fomentar Confiança e Estabilidade nos Mercados Globais. Desde 2001, o International Accounting Standards Board (IASB) embarcou em sua missão para se tornar o órgão normalizador da contabilidade global.
A adoção das IFRS foi um processo que buscou projetar as empresas brasileiras no cenário internacional, visando uma abertura para a captação de recursos no exterior. Além disso, elas foram necessárias para o aumento da transparência e da compreensão das demonstrações brasileiras em qualquer país que as tenha adotado.
Em inglês, estas normas são conhecidas como IFRS — International Financial Reporting Standards, as quais são emitidas pelo IASB – International Accounting Standards Board, órgão criado em 2001 que sucedeu ao IASC – International Accounting Standards Committee. ...
IFRS: Utiliza o custo histórico. Os ativos intangíveis, o ativo permanente e as propriedades para investimento podem ser reavaliados a valor justo. US GAAP: Não são permitidas reavaliações, exceto em caso de instrumentos financeiros derivativos e outros que devem ou podem ser avaliados ao valor justo.
A sigla IFRS significa Internacional Financial Reporting Standards, ou Normas Internacionais de Informação Financeira em português, mas é amplamente conhecida como Normas Internacionais de Contabilidade. Tratam-se de regras, fundamentos e princípios que unificam os padrões contábeis.
A criação do IASB teve objetivo de melhorar os anteriores pronunciamentos contábeis internacionais (IAS) emitidos pelo IASC e buscar a convergência com normas nacionais. Atualmente, todos os pronunciamentos contábeis internacionais publicados pelo IASB tem o nome de pronunciamentos IFRS.
Neste contexto, o objetivo da contabilidade internacional é organizar os processos, mantendo uma linguagem única, com transparência e confiabilidade, onde as transações financeiras atravessem o mundo e permitam negociações em qualquer ponto do globo.
2.1 A importância da adoção de um padrão internacional
A internacionalização das normas tem sido uma consequência do processo de globalização, uma vez que a interação entre os países, cada vez maior e mais frequente, traz consigo efeitos econômicos e jurídicos e modificam o panorama internacional.
A adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS) é um dos importantes marcos regulatórios da contabilidade mundial. ... Desta forma, vê-se o papel relevante da auditoria para com os diversos stakeholders na geração de informação contábil útil, segura e com credibilidade para o mercado de capitais.
Após esse processo, o CPC elaborou e publicou as suas diretrizes, nomeadas como Pronunciamentos Técnicos (CPC), Orientações (OCPC) ou Interpretações (ICPC). Portanto, o IFRS compartilha um objetivo principal: padronizar a contabilidade mundialmente.
No US GAAP, a única diferença é que as informações devem ser referentes aos últimos três anos. Já no BR GAAP, a única distinção fica por conta da necessidade de apresentar a demonstração das origens e aplicações dos recursos, em vez do demonstrativo de fluxo de caixa.
GAAP é a sigla para Generally Accepted Accounting Principles, podendo ser traduzido para “Princípios Contábeis Geralmente Aceitos”. Portanto, US GAAP se refere aos Princípios Contábeis Geralmente Aceitos nos Estados Unidos — assim como o BR GAAP, que é padrão contábil do Brasil.
As normas internacionais de relatórios financeiros (IFRS na sigla em inglês) surgiram a partir da globalização das empresas e, também, dos investidores – indicando uma necessidade global de informações padronizadas para análises de investimentos.
Sendo assim, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), vem trabalhando para adequar as normas internacionais de contabilidade, conhecidas pelas siglas em inglês IAS e IFRS, para a realidade brasileira e das empresas que aqui operam, levando em conta as características locais e nossas operações comerciais.
As IFRS permitem uma otimização e padronização das atividades contábeis. O planejamento também ganha com a geração de informações contábeis voltadas ao cunho gerencial. Com isso os gestores ganham mais dados para a construção do planejamento estratégico e para a tomada de decisões.
Para que o CPC atinja seu objetivo no sentido de convergir as normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais da área (IFRS), ele conta com a ajuda tanto das entidades que o compõem quanto de empresas, profissionais e demais entidades interessadas.
Dessa forma, é importante que as empresas brasileiras harmonizem sua contabilidade com as IFRS. A adoção das IFRS trouxe maior transparência para as empresas brasileiras, e possibilitou maior entendimento da demonstração contábil, além de mais integração com o mercado internacional de capitais.
IASB (International Accounting Standards Board)
Em uma visão bem macro, o principal objetivo do IFRS (International Financial Reporting Standard) é manter a estabilidade e transparência das informações financeiras ao redor do mundo.
Quantas calorias tem 100g de arroz?
Como é aplicada a multa de rodízio?
Qual o valor do Onix 2018 automático?
Para que serve um papa bolinha?
Quais as funções da rainha britânica?
O que significa bara na Bíblia?
Quem usa lente de contato precisa usar óculos?
Quanto custa para contratar o show do Zeca Pagodinho?
O que é avaliação de aprendizagem Segundo luckesi?
Quantas fotos Imprime um cartucho HP 664?
Qual os benefícios do Valerimed?
O que fazer para a vela não afundar?
Pode dar batata frita para gato?
O que mais atrapalha o casamento?
Qual a diferença do papel offset para o fotográfico?
Como se cadastrar no programa Operação trabalho?