Não-Interativo (NI): Objetos de aprendizagem com conteúdo estático. Texto: Texto estático, com imagens ou não. Exemplo: documentos em geral como pdfs, hipertextos, etc Multimídia: Conteúdo que utiliza recursos de vídeo ou som. Interativos (I): Necessitam do input do usuário para serem utilizados.
Objetos de aprendizagem são recursos educacionais – digitais ou não – usados para potencializar a transmissão do conteúdo. Como exemplos desses recursos, podemos citar podcasts, vídeos interativos, infográficos, flashcards, fóruns online, e-books, infográficos e simuladores.
Classificar é separar objetos, pessoas e idéias em categorias de acordo com características percebidas por meio de semelhanças ou diferenças. A classificação deve ocorrer de maneira espontânea.
A principal características dos objetos de aprendizagem é sua reusabilidade, que é posta em prática através de repositórios, que armazenam os objetos logicamente, permitindo serem localizados a partir da busca por temas, por nível de dificuldade, por autor ou por relação com outros objetos.
Como definir objetivos de aprendizagemIdentificar o período de tempo e público-alvo.Usar um verbo de ação.Descrever a tarefa específica que o aluno terá que realizar.
40 curiosidades que você vai gostar
Os objectivos de ensino-aprendizagem expressam intenções, propósitos definidos, explícitos quanto ao desenvolvimento das qualidades humanas. Dizem respeito ao que os alunos devem desenvolver ao longo da escolaridade (cognitiva, física, afectiva, estética e ética) e, especialmente, em cada aula.
Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento para os bebês:
movimentar as partes do corpo para se expressar; explorar sons do próprio corpo e do ambiente; reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer o nome dos outros; explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais.
As principais características de um processo de aprendizagem são a mudança de comportamento, onde não é o suficiente participar de um treinamento para dizer que aprendeu alguma coisa; é necessário colocar em prática o que aprendeu e, somente com os resultados, é que podemos dizer se a pessoa aprendeu de fato ou não.
Objetos digitais de aprendizagem são recursos que apoiam a prática pedagógica dentro e fora de sala de aula, como jogos, animações, simuladores e videoaulas. ... Também podem ser utilizados diretamente pelo estudante e por seus familiares para estudar e aprender fora da escola.
Um bom objeto de aprendizagem demanda tempo e habilidade para ser construído, desde o domínio sobre a temática a ser trabalhada, a escolha da melhor abordagem do ponto de vista pedagógico, um adequado manejo da ferramenta escolhida para auxiliar o projeto e, principalmente, coerência durante a execução do projeto como ...
substantivo feminino Ação ou efeito de classificar, de reunir em classes e em grupos respectivos, segundo um sistema ou método.
Classificar implica em homogeneizar os objetos, considerá-los como elementos de uma determinada classe, como, por exemplo, quando uma criança, em situação de contagem, separa mentalmente os objetos que serão contados, dos que não serão. De acordo com Piaget, a classificação é uma estrutura lógico-matemática elementar.
São os critérios semântico, o morfológico e o sintático. É valido ressaltar, que há muitos anos estuda-se e divide-se as palavras em diversas classes, com o objetivo de organizar e categorizar as mesmas. Porém, essa classificação por muitas vezes não utiliza critérios claros e com uniformidade.
Objeto direto: o, a, os, as. Objeto indireto: lhe, lhes. Objeto direto ou objeto indireto: me, te, se, nos, vos.
Segundo Nascimento (2005), entende-se por Objeto de Aprendizagem, qualquer recurso que possa ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado. Estudos recentes têm mostrado que os Objetos de Aprendizagem podem ser uma alternativa pedagógica eficaz no ensino dos conteúdos inseridos na proposta de trabalho.
Ao iniciar um projeto de construção de objetos de aprendizagem, é preciso primeiramente organizar-se levando em consideração algumas peculiaridades, a saber: a) Para quem se destina (nível de ensino, série); b) Que conteúdo será estudado através dele; c) Onde será utilizado (será para aulas à distância ou para aulas ...
Os Objetos Digitais de aprendizagem são recursos que apoiam a prática pedagógica dentro e fora da sala de aula. Nesse contexto, são caracterizados como objetos digitais de aprendizagem, exceto: Escolha uma: a. Jogos.
Características de objetos de aprendizagem
Para ser classificado como OA, existem “condições” que o material precisa conter, defendem as pesquisadoras Mára Lúcia Fernandes Carneiro e Milene Selbach Silveira. Duas são essenciais: “explicitar claramente um objetivo pedagógico e ser autocontido”.
Resultados: Frequentemente o termo “objeto digital” é usado de forma intercambiada com termos como: artefato digital, documento digital, recurso digital, material digital e arquivo de computador. Porém o conceito de objeto digital pode ser simples ou complexo dependendo das diferentes abordagens e escopo.
As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.
Os campos de experiência da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) têm como objetivo o desenvolvimento da criança e a centralização do aprendizado no aluno. A BNCC, em fase de implementação, define as diretrizes para o campo da educação básica brasileira.
Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.
Somente no século XVIII, o botânico Carolus Linnaeus elaborou uma forma de classificação dos seres vivos, dividindo-os em três reinos: mineral, vegetal e animal, e cinco categorias, eles se diferenciariam quanto à: Classe, Ordem, Gênero, Espécie e Variedade.
Para agrupar os seres vivos em reinos são usados critérios de classificação, que são: o tipo de célula (procariota ou eucariota), se o organismo é capaz ou não de fabricar o próprio alimento (autotrófico ou heterotrófico) e a quantidade de célula (unicelular ou pluricelular).
A classificação biológica ou taxonomia é um sistema que organiza os seres vivos em categorias, agrupando-os de acordo com suas características comuns, bem como por suas relações de parentesco evolutivo. É usada a nomenclatura científica que facilita a identificação dos organismos em qualquer parte do mundo.
Quanto tempo dura uma bolsa de iniciação científica?
Quanto tempo demora para sumir o caroço da hemorroida?
Quem trabalha à noite tem direito a quantas horas de descanso?
O que é procedimentos na enfermagem?
Quais os riscos ao fazer cateterismo?
Como congelar alimentos já cozidos?
Como substituir o pão no café da manhã para emagrecer?
Como fazer uma reclamação trabalhista na Justiça do Trabalho?
O que é a atualização monetária?
Quais são os principais livros contábeis?
Como foi elaborada a Declaração dos direitos do Homem e do Cidadão?
O que são os princípios processuais?