As lesões celulares podem ser consideradas em dois grupos: lesões letais e não-letais.
A lesão celular ocorre quando as células são submetidas a um estresse tão severo que não são capazes de se adaptar, ou quando são expostas a agentes perniciosos. A hipóxia, a isquemia, os agentes físicos/químicos, os agentes infecciosos e as reações imunológicas são algumas das causas de injúria celular.
A lesão celular ocorre quando as células são estressadas tão excessivamente que não são mais capazes de se adaptar, podendo ser reversível até um certo ponto, mas se o estímulo persistir ou for intenso o suficiente desde o início, a célula sofre lesão irreversível.
A lesão celular reversível ocorre quando a célula agredida pelo estímulo nocivo sofre alterações funcionais e morfológicas, porém mantém-se viva, recuperando-se quando o estímulo nocivo é retirado ou cessa.
São apresentados detalhamentos das lesões classificadas em Estágio 1: Eritema não branqueável de pele intacta; Estágio 2: Perda de espessura parcial da pele com derme exposta; Estágio 3: Perda total da espessura da pele; Estágio 4: Perda total da espessura da pele e tecido; Lesão por Pressão não Estadiável: cobertura ...
Quais os tipos de necrose?
As principais são a hipertrofia, hiperplasia, atrofia e metaplasia.
A tumefação (degeneração hidrópica ou vacuolar) é lesão celular reversível, devido ao acúmulo de água e eletrólitos no citoplasma e nas organelas celulares, por distúrbio hidroeletrolítico, tornando-as volumosas, tumefeitas.
A lesão celular é irreversível quando a célula se torna incapaz de recuperar-se depois de cessada a agressão, caminhando para a morte celular.
As principais alterações que ocorrem em lesões celulares são: 1) Lesão celular reversível Ocorrem tumefação celular, alteração gordurosa, bolhas na membrana plasmáticae perda das microvilosidades, aumento do volume das mitocôndrias, dilatação do retículo endoplasmático, entre outras. 2) Lesão Irreversível
As principais alterações que ocorrem em lesões celulares são: Ocorrem tumefação celular, alteração gordurosa, bolhas na membrana plasmática e perda das microvilosidades, aumento do volume das mitocôndrias, dilatação do retículo endoplasmático, entre outras.
Através dos inúmeros fatores que agem na causa e nos mecanismos de manifestação da lesão, estas são classificadas em reversíveis (quando possuem função alterada e/ou diminuída, com posterior restabelecimento) e irreversíveis (quando perde totalmente sua funcionalidade).
A lesão celular é uma instabilidade funcional de um tecido/órgão, e podem ser classificadas em lesões reversíveis ou irreversíveis.
O que significa lógica clássica?
Quem trabalha 3 meses tem direito?
Como apurar crédito de PIS e COFINS?
O que mostra o exame de amilase?
O que vemos no céu durante a noite?
Como ocultar mensagem do WhatsApp na barra de notificação?
Qual o artigo de dano material?
Como é feita a avaliação da Caixa?
Quais são os seus objetivos profissionais?
Porque anemia não vira leucemia?
Qual a medida da forma para bolo de 1Kg?
O que o assistente social faz no Scfv?