Os logaritmos foram descobertos por. Jost Bürgi (1552-1632), suíço, relojoeiro, matemático e inventor, e Jhon Napier (1550 – 1617), um nobre escocês, teólogo e matemático, cada um deles desconhecendo inteiramente o outro, publicaram as primeiras tábuas de logaritmos.
O conceito de logaritmos foi introduzido pelo matemático escocês John Napier (1550 – 1617) e aperfeiçoado pelo inglês Henry Briggs (1561- 1630). No ano de 1614, ou seja, a mais de 400 anos passados, Napier criou uma maneira de simplificar cálculos com a invenção dos logaritmos.
Historicamente o logaritmo surge a fim de facilitar contas que apareciam com frequência em diversas áreas cientificas. John Napier foi pioneiro nos estudos sobre logaritmos, e conseguiu desenvolver a operação capaz de transformar produtos em soma, divisões em subtrações e potências em multiplicações.
Henry Briggs foi um matemático inglês, nasceu em fevereiro de 1561, e morreu em 26 de janeiro de 1630. ... Briggs publicou trabalhos em navegação, astronomia, e matemática. Ele propôs os logaritmos "comuns", com base dez, e construiu uma tabela de logaritmos que foi usada até o século 19.
Na matemática financeira a aplicação do logaritmo é feita para calcular qual é o tempo que determinado capital deverá ser aplicado (em regime de juros compostos) até que gere determinado valor total (montante).
18 curiosidades que você vai gostar
As tábuas de logaritmos fornecem apenas as mantissas que são sempre positivas. Vamos considerar mantissas com 5 algarismos decimais, que é uma aproximação mais do que suficiente para cálculos corriqueiros.
Etimologicamente, a palavra “logaritmo” é formada pela junção de dois termos gregos: lógos e arithmós, que significam, respectivamente, “razão” e “número”.
Euler introduziu o uso da função exponencial e logaritmo em provas analíticas. Descobriu maneiras de expressar diversas funções logarítmicas utilizando séries de potência, e conseguiu definir logaritmos para números negativos e complexos, ampliando consideravelmente o leque de aplicações matemáticas de logaritmos.
A análise de algoritmos é um ramo da ciência da computação que estuda o desempenho dos algoritmos (programas de computador que resolvem um determinado problema). Os logaritmos são valiosos para descrever algoritmos que dividem um problema em partes menores e juntam as soluções dos subproblemas.
O inverso do logaritmo ou antilogaritmo, expresso em matemática, como antilogb(x) = N é a potência de uma base, normalmente, 10 e o número neperiano (e) elevado ao logaritmo (expoente). Exemplo: antilog10(2) = 100.
A inversa da função logarítmica é a função exponencial.
John SpeidelI publicou em 1619 a primeira tábua de logaritmos na- turais, em Londres. Esta tábua refere·se aos logaritmos dos números e não das funções circulares como Napier.
Conta a lenda que um rei solicitou aos seus súditos que lhe inventassem um novo jogo, a fim de diminuir o seu tédio. O melhor jogo teria direito a realizar qualquer desejo. A lenda nos apresenta uma aplicação de funções exponenciais, especialmente da função y = 2 x.
A função denominada como exponencial possui essa relação de dependência e sua principal característica é que a parte variável representada por x se encontra no expoente: f(x) = ax , daí sua denominação exponencial, sendo importante também ressaltar que a base a é um valor real constante, isto é, um número real.
O matemático francês Nicolas Churquet, introduziu nos moldes matemáticos situações envolvendo expoente zero, expoentes negativos e potências inteiras positivas. O modelo atual de potenciação foi criado e introduzido por René Descartes, no séc. XVII.
Significado de Log
sigla [Matemática] Sigla de logaritmo, do expoente de potência ao qual se deve elevar um número real positivo, para obter o número considerado.
Logaritmo de um número b na base a é igual ao expoente x ao qual se deve elevar a base, de modo que a potência ax seja igual a b, sendo a e b números reais e positivos e a≠1. Desta forma, o logaritmo é a uma operação na qual queremos descobrir o expoente que uma dada base deve ter para resultar em uma certa potência.
Definição de logaritmo
Chamamos de logaritmo de a na base b, representado por logab, o valor x, tal que a elevado a x seja igual a b. Por exemplo, ao escrevermo log28 (lê-se logaritmo de 8 na base 2), estamos procurando o número a que devemos elevar o 2 para que a resposta seja igual a 8.
A régua de cálculo é composta por dois tipos de escalas: as fixas e as móveis, e em cada uma destas partes estão distribuídas as várias possíveis escalas. Quase sempre as escalas mostradas na figura ao lado estão presentes em todas as réguas.
A matemática financeira é a área da matemática que estuda a equivalência de capitais no tempo, ou seja, como se comporta o valor do dinheiro no decorrer do tempo. Sendo um área aplicada da Matemática, estuda diversas operações ligadas ao dia a dia das pessoas.
O que fazer para o cão ficar grande?
Como remover conta da Microsoft do notebook?
Como faço para verificar a placa do seu veículo?
Como verificar se o curso técnico é reconhecido pelo MEC?
Onde tem mais asiáticos no Brasil?
Como saber o nome do dono de uma moto pela placa?
Como saber se tenho alergia a azitromicina?
Como interpor agravo de instrumento no trf-2?
Como curvar um grupo no SketchUp?
Quais exames fazer para doar um rim?
Como puxar talao de energia atrasado Equatorial?
Como saber se sou brasileiro nato ou naturalizado?
Como fazer touca para puxar luzes?
Como saber se vc é desastrado?