Ouça em voz altaPausarDe acordo com o tipo de tecido conectivo entre os ossos, as articulações podem ser classificadas em três tipos básicos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
Ouça em voz altaPausarAs articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O sistema articular é formado pelas articulações, que podem ser definidas como a região de união entre dois ou mais ossos.
Articulações sinoviais
Elementos das articulações
Ouça em voz altaPausarPara classificar morfologicamente uma articulação vai depender das formas das superfícies articulares, ou seja, do tipo de encaixe ósseo. As articulações podem ser classificadas, em planas, gínglimo, trocóidea, elipsóidea, selar e esferoidea.
Ouça em voz altaPausarArticulação dentoalveolar, caracterizada como uma gonfose. Adaptado de Grays (2010). Ocorrem quando os ossos são unidos através de cartilagem hialina ou fibrocartilagem, sendo capazes de realizar pouco movimento, por isso são classificadas como anfiartroses.
Ouça em voz altaPausarA união entre partes rígidas do esqueleto, geralmente permi- tindo sua mobilidade, é denominada articulação ou juntura. Estas podem ser móveis, imóveis ou semi-móveis e do tipo fibroso, cartilaginoso ou sinovial .
Ouça em voz altaPausarExistem três tipos de articulações fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose. As suturas, que são encontradas somente entre os ossos do crânio, são formadas por várias camadas fibrosas, sendo a união suficientemente íntima de modo a limitar intensamente os movimentos, embora confiram uma certa elasticidade ao crânio.
Ouça em voz altaPausarAnfiartroses: são as articulações cartilaginosas, semimóveis. Elas recebem esse nome exatamente por conter cartilagens entre os ossos e possibilitar movimentos que evitam o desgaste dos ossos. Exemplos dessas articulações são as localizadas nas vértebras e ossos do quadril.
Ouça em voz altaPausarComponentes das articulações Os segmentos ósseos encontram-se revestidos por uma fina faixa de tecido conjuntivo resistente e ao mesmo tempo elástico, denominada cartilagem articular, que impede o atrito directo dos ossos provocado pelos movimentos, de modo a evitar o seu desgaste.
Para isso, confira abaixo alguns elementos que fazem parte das articulações: 1 a cartilagem articular (tecido conjuntivo elástico); 2 os ligamentos (estruturas fibrosas); 3 a cápsula articular (membrana fibrosa); 4 a membrana sinovial (bolsa com líquido sinovial); 5 os meniscos (estrutura de articulação dos joelhos).
É o tipo de articulação mais facilmente encontrada no corpo- principalmente nos membros- com elevado grau de mobilidade, por isso é classificada como diartrose. Possui uma estrutura anatômica mais complexa do que as fibrosas e cartilaginosas.
Vale salientar que as articulações sinoviais podem ser classificadas de acordo com a capacidade de movimentação que possuem. Se elas se movem em apenas um eixo de rotação, recebem o nome de uniaxiais; se possuem dois eixos, são chamadas de biaxiais; e se possuem três eixos, recebem o nome de poliaxiais.
Curiosidades sobre as articulações 1 A Artrologia é a ciência que estuda as articulações. 2 Reumatismo é um conjunto de doenças relacionadas com o esqueleto, os músculos e as articulações. Por exemplo, a gota, a... More ...
O que é tristeza parasitaria bovina?
O que significa dm nas redes sociais?
O que significa cvm na contabilidade?
O que pode dar errado no preenchimento labial?
Qual o estado que tem o menor número de municípios?
Quantos procedimentos estéticos dão errado no Brasil?
Pode perfume na bagagem de mão GOL?
Qual a vantagem de ser observador?
Como fazer uma segunda conta no Wattpad?