A Tristeza Parasitária Bovina (TPB) é um complexo hemoparasitário causado por Babesia spp e pelo Anaplasma marginale, podendo ocorrer de forma isolada ou associada no hospedeiro.
Apatia, febre, anemia, urina vermelha, diminuição na ruminação e icterícia são alguns dos sintomas clínicos da Tristeza Parasitária Bovina (TPB), um complexo de duas doenças, babesiose e anaplasmose, transmitidas pelo carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus.
Transmitida principalmente por carrapatos, a tristeza parasitária bovina pode trazer grandes prejuízos para os pecuaristas, reduzindo a produtividade do rebanho. A anemia e a febre são um dos principais sintomas da doença e, nos casos mais graves, o animal chega a urinar sangue e pode morrer.
Controle e prevenção da tristeza parasitária bovina
O tratamento para babesiose pode ser feito com diaceturato de diminazeno na dose de 3,5 a 7 mg/ kg ou imidocarb na dose de 1 a 3 mg/kg. Não se deve utilizar imidocarb em animais debilitados devido ao risco de intoxicação.
A Tristeza Parasitária Bovina (TPB), um complexo de doenças muito frequentes no Brasil, é causada principalmente por protozoários da espécie Babesia bovis e Babesia Bigemina, provocando a Babesiose, e pela rickettsia Anaplasma marginale, que provoca a Anaplasmose.
34 curiosidades que você vai gostar
A babesiose dos equinos, também conhecida como piroplasmose ou nutaliose, é uma doença transmitida no Brasil por carrapatos do gênero Anocentor nitens e Amblyomma cajennensis, e causada pelos protozoários Babesia caballi e Babesia equi.
A babesiose bovina é uma doença transmitida por carrapatos em bovinos. As principais cepas são Babesia bovis e Babesia bigemina, sendo o carrapato Rhipicephalus o principal vetor. A babesiose bovina é encontrada em áreas onde seu vetor artrópode está distribuído, especialmente em climas tropicais e subtropicais.
A Tristeza Parasitária Bovina é um complexo de doenças muito frequentes no País, causada principalmente por protozoários da espécie Babesia bovis e Babesia Bigemina, provocando a Babesiose; e pela rickettsia Anaplasma marginale, que causa a Anaplasmose.
A babesiose bovina é uma enfermidade com curso febril e hemolítico, que juntamente com a anaplasmose formam o chamado complexo da tristeza parasitária bovina (TPB).
Quando a prescrição pode ser alegada?
Qual a diferença entre Guarda Civil Municipal e Guarda Municipal?
São objetivos específicos da epidemiologia?
Que ano cristiano araújo morreu?
O que é um medicamento similar?
Tem vírgula antes de bem como?
Qual a porcentagem de pessoas obesas no Brasil?
Quando tem duas ligações duplas?
Quando ocorre a interseção entre duas retas o que fica determinado como resultado?
O que acontece depois do recurso provido?
Como preparar uma solução de NaOH 1 normal?
Como deixar o signo de Câncer feliz?
O que é o carmim de cochonilha?
Para que serve o fichamento bibliográfico?
Qual o melhor remédio para Marek?
Qual Bactéria causa a mastite?