Este tipo é formado por células individuais chamadas cardiomiócitos unidas por discos intercalares, fibras de colágeno e tecido conjuntivo. Sob o microscópio, este tecido apresenta bandas visíveis ao longo das fibras musculares que lhes dão um aspecto estriado.
O tecido muscular estriado cardíaco é composto por células alongadas e ramificadas que apresentam estriações transversais, como no tecido muscular estriado esquelético. Entretanto, ao contrário deste último, essas células apresentam um ou dois núcleos localizados no centro da fibra muscular.
O tecido muscular é caracterizado pela presença de células alongadas, denominadas fibras musculares ou miócitos, com um citoplasma rico em filamentos proteicos, principalmente actina e miosina.
As células do tecido muscular são as fibras musculares (ou miócitos), as quais têm uma capacidade especial: elas se contraem (encurtam) ou se alongam, de acordo com a necessidade do organismo. Além disso, aglomeram-se em feixes. As diferentes estruturas de uma célula muscular recebem nomes específicos.
O tecido muscular liso, também chamado de tecido muscular não estriado ou tecido muscular visceral, é constituído por células mononucleadas e alongadas. Esse tipo de músculo pode ser encontrado nas paredes dos órgãos ocos, como estômago, útero, bexiga, artérias, veias, vasos sanguíneos, etc.
Ao se analisar este tecido ao microscópio constataremos a presença de vários núcleos por célula, além de estrias transversais, típica dos músculos estriados. Estas estrias são devidas à superposição de áreas mais densas das miofibrilas. As células do músculo estriado cardíaco, como o próprio nome sugere, são encontradas apenas no coração.
Suas células têm origem mesodémica e se diferenciaram pelo alongamento das células e pela produção dos filamentos contráteis. São estes filamentos que, consumindo energia proveniente da quebra de ATP, contraem-se, deslizando-se uns sobre os outros. É importante notar que as estruturas celulares das células musculares possuem nomes especiais.
Diferentemente do tecido muscular esquelético, as fibras do músculo cardíaco apresentam um ou dois núcleos, que estão na posição mais central ou próxima a essa região.
As células do músculo liso são fusiformes (isto é, espessas no centro e afiladas nas extremidades) e possuem apenas um núcleo central (mononucleadas). Ele também não possui as estrias transversais e suas células se organizam em aglomerados.
Para que era usada a goma arábica?
O que fazer sangramento nasal?
Como esfoliar a virilha corretamente?
Como retirar o DUT no Detran SP?
Quanto tempo dura uma lâmpada inteligente?
Qual o momento certo para fazer o Big Chop?
Como salvar o progresso do jogo em Zelda Majora's Mask?
O que é a Mesa de estudos do Qconcursos?
Como salvar uma imagem do Corel Draw em JPG?
Como é o bingo da multiplicação?
Como salvar o GTA San Andreas para PS2?
Como funciona o Big Data e sua coleta de dados?
Como salvar atividade do Google para o Word?