Partícula viral é a estrutura molecular que constitui um vírus. Ela é composta basicamente por ácido nucléico e proteínas, mas adicionalmente podem conter lipídios e carboidratos. O material genético viral é composto por uma ou mais moléculas de ácido nucléico (DNA ou RNA).
Componentes da partícula viral Nucleocapsídeo:estrutura onde está o capsídeo; Capsômeros: monômeros que se agregam para constituir os capsídeos; Envelope: membrana rica em lipídios que reveste externamente a partícula viral; Peplômeros: estruturas externas aparentes na superfície, repletas de glicoproteínas e lipídios.
Sendo assim, de maneira resumida, podemos dizer que os vírus são compostos por:
A partir do arranjo estrutural do nucleocapsídeo, os vírus apresentam as seguintes simetrias: icosaédrica, helicoidal e complexa.
O capsídeo, ou cápsula proteica, de um vírus é formado por muitas moléculas de proteínas (não apenas uma grande). As proteínas se juntam para formar unidades denominadas capsômeros, que juntas formam o capsídeo.
Os vírus possuem uma organização bem mais simples do que as das células. Possuem basicamente apenas um ácido nucleico, DNA ou RNA, envolvidos por uma capa proteica (capsídeo) e em alguns casos de vírus possuem um envoltório lipoproteico denominado envelope.
Partículas virtuais se originam de um aparato matemático mais avançado, conhecido como teoria quântica de campos (QFT). A QFT é usada, entre outras coisas, para prever os resultados de experiências extremas em locais como o Grande Colisor de Hádrons. Como o próprio nome sugere, essas experiências são colisões.
Esse tipo de partícula é responsável pelo transporte de energia durante radiações eletromagnéticas. Visto isso, as partículas podem ser encontradas em todas as coisas. O estudo desses elementos começou, então, durante o século XX em que se descobriu 200 tipos de partículas.
Como já mencionamos, na Física existe um termo para designar os elementos indivisíveis, as chamadas partículas elementares. Assim, a física das partículas é o ramo da ciência responsável por analisar as partículas elementares de uma matéria.
Com a evolução das pesquisas, cientistas como Murray Gell-Mann e Georg Zweig concluíram que, grande parte das partículas que foram classificadas como elementares, na verdade, eram formadas por partículas ainda menores. A partir disso, os pesquisadores conseguiram organizar as descobertas em grupos que compartilhavam de características comuns.
Qual a compreensão sobre empatia e escuta empática Segundo Rogers?
Qual a importância da aprendizagem no comportamento operante?
Onde podem ser encontrados os fungos?
Qual a importância da cultura para o desenvolvimento de uma sociedade?
O que o vidro faz com o meio ambiente?
Quais são as profissões que mais dão dinheiro?
Porque a temperatura da superfície de Mercúrio é menor que a de Vênus?
Quanto tempo dura o curso de inglês na Cultura Inglesa?
Quanto tempo o salmão pode ficar na geladeira?
O que acontece se jogar água no fogo?
Quais são os 4 pilares do trabalho em equipe?
Por que o exame de toque dói tanto?
O que são equipamentos de manobra?