O tecido muscular é caracterizado pela presença de células alongadas, denominadas fibras musculares ou miócitos, com um citoplasma rico em filamentos proteicos, principalmente actina e miosina. A actina é uma fibra proteica do citoesqueleto e, junto a outras proteínas, forma os chamados filamentos finos.
Na grande maioria dos músculos esqueléticos as fibras estão dispostas paralelamente, unidas entre si por tecido conjuntivo. As fibras organizam-se em feixes, também estes envolvidos por tecido conjuntivo. Cada fibra muscular é composta por miofibrilhas – feixes de filamentos contrácteis de actina e miosina.
A contração desse tipo de tecido muscular é rápida e vigorosa e ocorre, geralmente, de maneira voluntária. Nas fibras musculares, observa-se as miofibrilas, que são feixes de filamentos. Elas são formadas por quatro tipos de proteínas: a miosina, a actina, a tropomiosina e a troponina.
Músculo Liso Multiunitário: é composto por fibras musculares separadas e discretas, que se contraem independentemente das outras, alguns exemplos desses músculos são o músculo ciliar do olho, o músculo da íris e o músculo piloeretores que causam a ereção dos pêlos quando estimulados pelo sistema nervoso simpático.
As fibras de contração lenta são também descritas como fibras vermelhas porque elas possuem um alto teor de oxigênio. Para que o oxigênio das células musculares seja processado é necessário o transportador de oxigênio: a mioglobina.
Como se chama um pato que não se dá com outro pato?
Como conjugar o verbo arrasar no presente?
Qual é o certo tu queres ou tu quer?
Como identificar a planta erva baleeira?
Quando surgiu a Política Nacional de Assistência Social?
Como conjugar o verbo ceder no passado?
O que é crença em que se baseia a crença?
Qual é a função do Quebra-cabeça?
Como conjugar o verbo scanear?
Como se dá a constituição da sociedade simples?
Qual a regra para lidar com a morte?
Como os ossos crescem e se desenvolvem?
O que é discurso direto exemplos?
Como organizar a bagagem de mão?