O clima que predomina na Caatinga é o semiárido. Ele constitui uma característica importante que determina a natureza da Caatinga. O clima semiárido possui uma precipitação (quantidade de chuva) em torno de 800mm por ano. Em períodos mais chuvosos pode chegar a 1.000mm por ano e nos mais secos, apenas 200mm por ano.
De forma geral, o solo é raso, rico em minerais, mas pobre em matéria orgânica, já que a decomposição desta matéria é prejudicada pelo calor e a luminosidade, intensos durante todo ano na caatinga. Fragmentos de rochas são frequentes na superfície, o que dá ao solo um aspecto pedregoso.
Isso porque, nas regiões secas, o solo é naturalmente mais frágil, com pouca água e pouca matéria orgânica (carbono). A retirada da cobertura vegetal – desmatamento – deixa a terra exposta ao sol e agrava a situação.
O aspecto agressivo da vegetação contrasta com o colorido diversificado das flores emergentes no período das chuvas, cujo índice pluviométrico varia entre 3 milímetros anualmente. A Caatinga apresenta três estratos: arbóreo (8 a 12 metros), arbustivo (2 a 5 metros) e o herbáceo (abaixo de 2 metros).
“Na fauna, existem ainda espécies que são especialistas em buscar água, pequenos resquícios de umidade. Já outras buscam microclimas específicos, procurando condições mais amenas.
O clima da Caatinga é o Semiárido, marcado por temperaturas elevadas e por pouca chuva. O solo da Caatinga é extremamente fértil, porém muito raso e pedregoso. A rede hidrográfica da Caatinga é pequena e formada, no geral, por rios intermitentes.
Passado o escoamento superficial, a água tende a ficar estagnada em certos pontos no solo, já que a mesma não consegue infiltrar. Com isso, há problemas de aeração do solo, pois os macroporos, poros onde ocorre a maior parte da troca gasosa, vão estar saturados com a água.
Com a precipitação e a temperatura explicando 40% da variação dos dados da vegetação, ressalta-se que o clima é um dos principais fatores que influenciam na paisagem da Caatinga.
O clima que compreende a região da Caatinga é o tropical semiárido. ... em razão das características do clima, da hidrografia e da vegetação da região.
A vegetação da Caatinga apresenta três estratos: arbóreo : com espécies que variam entre 8 e 12 metros de altura; arbustivo : com espécies que variam entre 2 e 5 metros de altura;
A caatinga é o único sistema ambiental exclusivamente brasileiro, sua área corresponde a 10% do território nacional, sendo o bioma predominante da região Nordeste. Quais os estados em que a caatinga está presente? Questão 2 A caatinga, ao contrário do que muitos imaginam, possui grande diversidade biológica.
A Caatinga apresenta diversas particularidades, principalmente em relação à adaptação climática das plantas e animais. Esse bioma é afetado por secas extremas e períodos de estiagem, característicos do clima semiárido. Por essa razão, a vegetação precisou desenvolver mecanismos de sobrevivência em razão da pouca disponibilidade de água.
Como imprimir etiquetas diferentes na mesma folha no Word?
O que comer após cirurgia na boca?
Quanto tempo o brasileiro pode ficar em Portugal?
Qual deve ser a data de postagem da multa?
Qual a diferença de aço e alumínio?
Como aplicar 1ml de minoxidil?
O que significa o título de especialista?
O que causa o enfraquecimento do coração?
Qual profissão que cuida do meio ambiente?
Qual a diferença entre aves e pássaros?
Quando surgiu a profissão de escribas?
O que é bom para aliviar a dor de ouvido?
Como saber o tamanho do mouse pad?