Para calcular o engajamento da sua página, você pode fazer dois tipos de cálculos: via somatório das curtidas, compartilhamentos e comentários recebidos ou via número de pessoas “falando sobre isso”, dado pelo Facebook. O resultado dessa expressão será a porcentagem de engajamento da sua página.
O valor pode variar consoante o número de fãs da página, existem sectores com melhores taxas de interação (engajamento) do que outros, entre outros fatores. Mas, estatisticamente falando, uma boa taxa de interação deve ficar acima do 1%.
Especialistas de Redes Sociais indicam que uma taxa de engajamento na faixa entre 1% e 3% pode ser considerada boa. Menor do que 1% já é considerado baixo e acima dessa média já é excelente. Ou seja, alcançar ou superar a média significa que seu conteúdo está motivando os seguidores a manter a interação com seu perfil.
Imagine um total de 184 reações em um post, com alcance de 8.774 pessoas, em um perfil que tem 3.100 seguidores. A taxa real de engajamento é: 184 / 8.774 = 0,02 = 2,09%.
Escolha uma publicação e some quantas curtidas e comentários ela recebeu. Em seguida, divida pelo seu número de seguidores. Por fim, multiplique o resultado por 100 para ter em mãos a taxa de engajamento daquele post!
Você também pode analisar o resultado que suas publicações tiveram através do módulo “Informações > Publicações”. Nesta tela é possível verificar o alcance e o envolvimento que cada publicação teve, identificando assim, qual modelo de publicação gera um melhor engajamento.
Mesmo com essa variação de página para página, é considerada BOA a taxa de engajamento no Instagram que esteja entre 1% e 5% de acordo com o Iconosquare.
4,7%
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Iconosquare com mais de 30.000 mil perfis do Instagram, a média da taxa de engajamento é de 4,7%. Essa estatística é variável de acordo com o tipo de perfil e setor. Por exemplo, os perfis de “Figura pública” atingem uma taxa de engajamento de 5,77% no Instagram.
Escolha uma publicação e some quantas curtidas e comentários ela recebeu. Em seguida, divida pelo seu número de seguidores. Por fim, multiplique o resultado por 100 para ter em mãos a taxa de engajamento daquele post!
Como Aumentar o Engajamento no Facebook? Além de conhecer seu público-alvo e criar publicação de acordo com o gosto dos seus seguidores no Facebook, ainda há outras dicas que te ajudarão a aumentar o engajamento da sua fanpage. Trabalhar com imagens elaboradas e títulos intrigantes é um dos principais segredos para engajar seu público.
Ao analisar o engajamento do Facebook, não foque nas métricas da vaidade, como é o caso da quantidade de seguidores em uma página e de curtidas em uma foto. Elas podem ajudar sim para entender a aceitação do público em relação às suas postagens, mas é importante não se apegar muito a esses dados.
Pois, de nada adianta ter uma fanpage que fale sobre “Dicas para noivas”, onde a maior parte das curtidas seja do público masculino, por exemplo. Nesse caso, seu engajamento seria muito baixo mesmo. Outra forma de mensurar o engajamento no Facebook é por meio dos módulos “Alcance” e “Publicações” da aba “Informações” de sua fanpage.
Por isso, é muito difícil olhar para uma página do Facebook e dizer se ela possui ou não um público engajado. Como sabemos, o próprio Facebook vem diminuindo drasticamente a taxa de entrega orgânica dos posts de uma fanpage. Ou seja, cada vez menos pessoas que curtiram a página chegam de fato a ler o que é publicado.
Quem são os descendentes de Jó?
O que é uma velocidade média de uma reação?
Quantas sessões de RPG são necessárias?
Como descobrir meu país de origem?
Como se escreve uma curta-metragem?
Quando Betty descobre quem é o capuz preto?
Para que serve o ponteiro pequeno do relógio?
Qual o país mais populoso do CEI?
Quanto ganha um fisioterapeuta hospitalar concursado?
Qual a função de um agente sanitarista?
Pode colocar periquito na mesma gaiola?
Qual a diferença entre recurso de apelação e agravo de instrumento?