A tétano acidental caracteriza-se pelos seguintes sinais e sintomas:
Entre as possíveis complicações decorrentes do tétano estão: Ossos frágeis e quebradiços, por causa dos espasmos. Disfunção muscular. Problemas de respiração, pneumonia e insuficiência cardíaca podem ser resultado dos espasmos causados pela infecção e pela falta de oxigenação no cérebro.
Quanto maior for a profundidade da ferida, maiores as chances de ocorrer ambiente anaeróbio, favorecendo a saída da bactéria contidas em esporos (formas de resistência) que tenham entrado em feridas resultantes de cortes provocados por objetos enferrujados ou sujos, contaminados.
O tétano é uma infecção grave, que afeta os nervos do corpo todo, fazendo com que o indivíduo desenvolva espasmos musculares que o impedem de se movimentar. O tétano é causado por toxinas eliminadas pela bactéria Clostridium tetani.
Os principais sinais e sintomas do tétano são: trismo, disfagia, hipertonia da musculatura facial da mímica, repuxamento das narinas e da comissura labial (ocasionando o riso sardônico), comprometimento da musculatura cervical e alterações respiratórias 8.
É uma doença infecciosa grave, não contagiosa, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani.
Assim, pode contaminar as pessoas que tenham lesões na pele – feridas, arranhaduras, cortes etc. A toxina produzida pela bactéria ataca, principalmente, o sistema nervoso central. Se o tétano não for tratado corretamente, pode matar.
Ocorre pela introdução dos esporos da bactéria em ferimentos externos, geralmente perfurantes, contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas.
O tétano é causado pela bactéria Clostridium tetani, encontrada, em geral, no solo, na poeira e em fezes de animais. Então, se você se ferir com algum objeto que tenha sido exposto à bactéria, independentemente de haver ferrugem, você pode se infectar.
A toxina tetânica bloqueia a liberação de neurotransmissores inibitórios, causando rigidez muscular generalizada com espasmos intermitentes; convulsões e instabilidade autonômica podem ocorrer.
O tétano decorrente de acidentes se manifesta por aumento da tensão muscular geral. Quando os músculos do pescoço são atingidos, há dificuldade de deglutição. No caso de contratura muscular generalizada e rigidez muscular progressiva, são atingidos os músculos reto-abdominais e os do diafragma, o que leva à insuficiência respiratória.
Como se transmite? O tétano transmite-se pela contaminação de qualquer tipo de ferida com esporo da bactéria Clostridium tetani, que se encontra no meio ambiente. Qual é o período de incubação? O período de incubação médio do tétano é de 10 dias (podendo variar de 2 a 21 dias).
Tratamento e Cuidados Tratamento de Tétano Não há cura para tétano, por isso o tratamento será focado na cicatrização da ferida por onde entraram os esporos da bactéria e no uso de medicamentos para tratar os sintomas.
Entre outras complicações, pode levar inclusive à morte. O tétano é causado pela bactéria Clostridium tetani, que pode ser encontrada no solo, poeira e nas fezes de animais.
Como é formada a nossa identidade cultural?
O que é um voucher de compras?
Como usar a função ordem no Excel?
Como funciona a máquina de lavar Eletrolux Turbo Economia?
Qual a precisão de um relógio atômico?
Como estudar nos Estados Unidos com a nota do ENEM?
Qual o lado certo da máscara descartável azul?
É seguro fazer empréstimo com garantia de imóvel?
Quanto precisa tirar no ENEM para entrar na UFF?
Qual a diferença entre GPS e GLONASS?
Como lavar a máquina Colormaq?
Como utilizar média móvel exponencial?