Portanto, uma função é considerada bijetora quando possui contradomínio igual à imagem e, ao mesmo tempo, quando elementos distintos do domínio têm imagens distintas. Quando isso acontece, cada elemento do domínio ficará ligado a um único elemento da imagem, e vice-versa.
Toda função sobrejetiva tem um inverso à direita, e toda função com um inverso à direita é necessariamente uma sobrejeção. O composto de funções sobrejetivas é sempre sobrejetiva. Qualquer função pode ser decomposta em uma sobrejeção e uma injeção .
O termo sobrejetiva e os termos relacionados injetiva e bijetiva foram introduzidos por Nicolas Bourbaki, um grupo de matemáticos majoritariamente franceses do século XX que, sob esse pseudônimo, escreveram uma série de livros apresentando uma exposição moderna da matemática avançada, iniciada em 1935.
Função Injetora: trata-se de uma função onde todos os elementos da primeira possuem como imagem elementos distintos da segunda. Função Bijetora: corresponde a uma função que ao mesmo tempo é injetora e sobrejetora. Dessa forma, todos os elementos de uma função são correspondentes de todos os elementos de outra. Gráfico da Função Sobrejetora
Uma função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto A, chamado de domínio, a um único elemento de um conjunto B, chamado de contradomínio. Além disso, nas funções, o subconjunto do contradomínio que possui todos os elementos relacionados a, pelo menos, um elemento do domínio é chamado de imagem.
Qual o órgão máximo do setor de seguros?
Como saber quanto espaço livre tem no PC Windows 10?
Quem tem direito ao Programa Brasil Sorridente?
Como funciona a modalidade de licitação leilão?
O que é que um auxiliar de topografia faz?
O que é uma pessoa irresistível?
Como se escreve por extenso 1.000 00?
Qual é a pena para agressão verbal?
Quais são os materiais comuns?
Como cuida de uma cesariana colada?
Quanto tempo leva para mudar o corpo com a musculação?
Quem deve entregar EFD-Reinf 2021?
Para que serve base primer de unha?