Em materiais como mdf e mdp, por exemplo, o que faz a estrutura ficar mais firme é a densidade, ou seja, a quantidade de partículas (no caso do mdp) e de fibras (no caso de mdf) que está agrupada em toda a sua extensão, e com qual força elas estão agrupadas.
Há também uniformidade da cor da madeira nas bordas e junções. Além disso, se você ver que a madeira está inacabada na parte inferior, é bem provável que seu móvel seja mesmo de madeira pura. Se seu móvel tem algum detalhe extra ornamentado ou esculpido, ele provavelmente foi feito em madeira.
O MDP é formado por partículas prensadas e o aglomerado por resíduos de madeira. Ao contrário do MDP, O MDF não é composto por camadas. Mais plano e liso, ele é a melhor opção para receber tinta, verniz e revestimentos de acabamento.
Qualquer infiltração nos móveis em MDF pode estragar o acabamento da peça. Evite colocar panos e toalhas molhadas em cima, principalmente se eles já estiverem em áreas de risco. A água penetra na fibra e provoca irregularidades e deformação em sua superfície. Onde tiver móveis em MDF, não pode ter sol.
Além dos atributos que vimos anteriormente, o MDF vem mais processado e apresenta menos chance de empenar. Por outro lado, tem menor resistência à água do que a madeira maciça. Além disso, pode apresentar problemas em locais úmidos, o que deve ser levado em conta na produção do móvel.
Assim como o MDF, o material é criado a partir de uma alta temperatura e pressão. Devido a sua alta resistência, ele é utilizado na parte estrutural de móveis, como portas, gavetas, prateleiras, além de ser útil também para painéis tamburatos (conhecidos popularmente como painéis de TV). Muitas pessoas confundem o MDP com o compensado.
Por conta da sua composição, o MDF é um material mais maleável, que permite a manipulação sem o estrago do material. Por esse motivo ele costuma ser utilizado em artesanato e na fabricação de móveis com acabamentos mais elaborados, como curvas e contornos. Já o MDP, devido às 3 camadas internas, tem uma maior resistência estrutural.
O MDF é comercializado de duas formas: ao natural e com revestimentos. É comum encontrar no mercado móveis de MDF de diversas cores. Nesse caso, o painel de madeira foi revestido com BP, um material tratado com tecnologias específicas para dar mais resistência ao objeto.
Outro fator que define qual é a melhor escolha entre MDP ou MDF é em relação à pintura do material. O MDP apresenta uma melhor absorção de tinta, o que é uma vantagem na hora de fazer um acabamento final diferenciado.
Quais expressões em inglês podem ser utilizadas em qualquer momento do dia?
Qual a diferença entre perdas e danos e danos materiais?
Quem ganha jiu jitsu ou Krav Maga?
Quantos anos tem a cidade de Bragança?
Quais são os fatores que aumentam o risco de reação ao meio de contraste iodado?
Quantos papa já teve na história?
Qual o tamanho de um portfólio?
Qual a diferença entre pinça hemostática e porta agulha?
Como mudar do criativo para o survival?
Qual a importância do senso comum dentro de uma sociedade?
Como excluir evento 2230 eSocial?
Como saber qual é a molécula mais polar?
O que é a chave privada do certificado digital?