– Narrador na primeira pessoa: é quando o narrador participa ativamente dos fatos narrados, podendo ser ou não ser o protagonista da história. – Narrador na terceira pessoa: nesse caso, o narrador funciona unicamente como um observador da história.
Narrativa em primeira pessoa é um enfoque da literatura em que a história é narrada por um personagem de cada vez, falando sobre e si mesmo.
A terceira pessoa se refere àqueles "de fora". Você escreve sobre alguém ou usando o nome dele ou com os pronomes de terceira pessoa. Esses pronomes incluem: ele, ela, dele, dela, eles, aqueles, deles, seu(s)/sua(s).
a) A primeira pessoa verbal relaciona-se com a primeira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais eu (singular) e tu (plural). Dessa forma, no discurso em primeira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com aquela pessoa que fala. Exemplo: Eu estudo muito.
Vamos começar com um exemplo: "Eu corria desesperadamente, olhava para trás a todo o momento para tentar ver se ele estava muito perto. Podia ouvir o barulho de seus passos rápidos logo atrás de mim e o som de sua respiração afoita pela corrida, mas o que prevalecia era o som das batidas do meu coração disparado.
Para saber se o texto está em 1° ou 3° pessoa , você precisa observar os pronomes e os verbos se por exemplo o texto estiver assim: Eu sou , eu estou , eu tenho. ou então. nós somos , nós estamos ... É em 1° pessoa. Se estiver tipo: Ele é , ele está , ele tem. ou então. Eles são , eles estão ..
Uma história em primeira pessoa cria uma proximidade entre leitor e narrador. Também fica restrita ao conhecimento do narrador. Isso pode criar suspense conforme o leitor vai descobrindo as informações junto com o personagem. Esse narrador não tem necessariamente que representar a experiência do personagem fidedignamente.
Narradores em primeira pessoa geralmente têm uma maneira particular de enxergar o mundo, de acordo com o seu passado. Dê ao seu narrador em primeira pessoa uma voz que seja distinta e própria dele. Considere a idade do narrador, classe e história de vida. Use esses elementos para criar a voz em primeira pessoa.
“É quando o uso da primeira pessoa pode ser persuasivo, pois fala como representante, porta-voz de um grupo, de uma categoria profissional, morador de determinada região, integrante de grupos étnicos, etc.”, exemplifica a professora.
Quanto tempo dura um iPhone 5S?
Quais as formas de corrigir as falhas de mercado?
Quais são carboidratos de alto índice glicêmico?
Qual a diferença entre tutela e guarda?
Qual é a maior termelétrica do Brasil?
Qual estrutura celular a bactéria não possui?
O que significa a onomatopeia TOC TOC?
Qual era a população do Brasil em 1500?
Como funcionam os testes de Covid?
Quantos litros tem um cilindro de oxigênio hospitalar?
Quanto gasta uma luz de LED por hora em reais?
Como preencher salário de contribuição INSS?
Quais são as causas da precarização do trabalho?
Quanto tempo tenho para transferir um imóvel?