Quais exames são feitos no sangue doado? A liberação do sangue para utilização exige os seguintes exames: Imuno-hematológicos: tipagem ABO e Rh, pesquisa de anticorpos irregulares e pesquisa de hemoglobina S. Sorológicos: são feitos exames para pesquisa de hepatites B e C, Doença de Chagas, sífilis, HIV e HTLV.
Antes de toda doação, o candidato é submetido a um teste de anemia, à aferição de seus batimentos cardíacos, pressão arterial e temperatura e passa por uma entrevista onde lhe é perguntado detalhadamente questões sobre sua saúde e sobre seu comportamento.
Serão feitos exames para Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, AIDS e para detecção dos vírus HTLV I e II, conforme legislação vigente. Existem, no entanto, doenças que podem ser transmitidas pelo sangue a quem for recebê-los, para os quais não são feitos exames.
“A parte vermelha do sangue se torna o concentrado de hemácias; o concentrado de plaquetas é o responsável pelo mecanismo de coagulação; o plasma fresco congelado é a parte líquida do sangue; e o crioprecipitado é o produto originado do plasma, também responsável pela coagulação”, enumera Viviane.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas. Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
Qual o tempo que o organismo leva para repor o sangue doado? A reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em 4 semanas. Entretanto, para o organismo atingir o mesmo nível de estoque de ferro que apresentava antes da doação, são necessárias 8 semanas para os homens e 12 semanas para as mulheres.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro.
Não, o sangue doado não é cobrado. No entanto, existe um custo para que o sangue obtido do doador esteja em condições de uso no paciente.
No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem por objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e sensibilizar a população para a importância da doação.
Como saber a quantidade de macarrão?
Qual a comida do pássaro sanhaço?
Qual trajeto para descer a Serra do Rio do Rastro?
Como calcular a idade de um bonsai?
Como saber o tamanho ideal de uma TV?
O que é um procedimento de medição?
Como descobrir uma música pelo som no PC?
Como Ver hora no relógio analógico?
Como saber a geração do meu kit GNV?
É perigoso ir para Petrópolis?
Como revisar as matérias para o Enem?
Quem receberá o auxílio de 300 em 2021?
Como chegar à Ilha de Porto Belo?
Como acabar com limo nas paredes?
Como tirar manchas de tinta de cabelo de móveis?
Como tirar uma linha azul da tela do celular?