Para identificar os produtos que contêm bisfenol A é importante observar nas embalagens a presença do nº 7 dentro do símbolo de reciclagem do plástico (como mostra a imagem), pois esse número representa que o material foi feito utilizando bisfenol.
“O Bisfenol A (BPA) está presente somente na composição do plástico conhecido como policarbonato (PC). Este material era utilizado para fabricação de mamadeiras e o seu uso para esta aplicação, por precaução, está proibido desde agosto de 2011, por resolução da ANVISA.
Você pode observar no rótulo: se ele possuir "BPA Free" em sua embalagem é porque está livre desse perigo. Outra forma de reconhecer é pelos símbolos de reciclagem. Se eles possuírem o número 3 ou 7 no meio desse símbolo, evite-os, pois esse é o sinal de que há a substância em sua composição.
O bisfenol A é um composto presente em plásticos de policarbonato e em resinas epóxi, fazendo parte de objetos como utensílios de cozinha como recipientes plásticos e copos, latas com alimentos em conserva, brinquedos plásticos e produtos de cosmética.
De acordo com a Anvisa, apesar de não comprovados, a decisão foi baseada em estudos que indicam que a substância pode ser cancerígena, causar problemas hormonais e cardíacos, além do fato de que o sistema de eliminação da substância pelo corpo humano não é muito desenvolvido em crianças de zero a 12 meses.
Garrafas de plástico, quando aquecidas com água fervente, liberam químicos tóxicos bisfenol A (BPA), a uma taxa 55 vezes superior do que quando preenchidas com água temperatura em ambiente.
Mas como saber qual plástico é perigoso ou não? É só ficar atento para o número estampado no fundo do recipiente. A numeração é referente à origem do material, a classificação 7 é dada aos de Policarbonato, feitos a partir da substância Bisfenol A (BPA).
O bisfenol A (BPA) é utilizado na produção de plásticos e resinas e pode ser nocivo para a saúde. O bisfenol A, também chamado de BPA, é uma substância química orgânica que constitui a unidade básica de polímeros e revestimentos de alto desempenho, principalmente plásticos policarbonatos e resinas epóxi.
De acordo com relatos da literatura (Dupont, 2011), baixas doses de Bisfenol A têm efeitos adversos sobre a fertilidade, o sistema nervoso, diabetes, câncer, obesidade, puberdade precoce, comportamento, doenças cardíacas etc.
Os produtos plásticos mais utilizados e que contêm bisfenol são utensílios de cozinha como mamadeiras, pratos e recipientes plásticos, estando presentes também em CDs, utensílios médicos, brinquedos e eletrodomésticos.
Para identificar produtos que contenham bisfenol A deve-se observar nas embalagens a presença dos números 3 ou 7 no símbolo de reciclagem do plástico, pois esses números representam que o material foi feito utilizando o bisfenol.
Para evitar a ingestão do bisfenol A, deve-se ter alguns cuidados como não aquecer os alimentos guardados em recipientes de plástico no micro-ondas e comprar produtos de plástico que não contenham essa substância.
Para diminuir o contato com o bisfenol A deve-se utilizar recipientes de plástico sem BPA, BPA free , ou optar pelo uso de recipientes de vidro ou de bambu, especialmente para embalar comida.
O que significa sonhar com prima?
Quais são as tecnologias mais usadas em sala de aula?
Quem já morreu da novela Porto dos Milagres?
Quando ocorreu a era napoleônica?
Quanto ganha um profissional de TI 2021?
Como saber se a lente Transition é original?
Como se efetua a partilha da herança entre irmãos bilaterais e unilaterais?
Onde fica salvo os modelos do SketchUp?
Quem é o maior vilão de Boruto?
Quem faz a prova de Fogo a fazenda?
Como fazer uma nutrição perfeita?
Como se pode alterar a cor de um planilha 2019?
Quanto custa o m2 da cortina de vidro?