Veja se o ovo tende a se espalhar muito no prato ou se tem aquele aspecto “aguado”. Caso isso aconteça, quer dizer que ele já passou do ponto. Assim, uma forma fácil de como saber se o ovo está bom é que se a gema estiver plana e quebrar com facilidade, o ovo está velho.
Acompanhar o desenvolvimento do embrião Para saber se ele continuará se desenvolvendo, observe se o ovo possui algum anel de sangue, uma circunferência bem definida dentro da casca. Esse é um sinal definitivo de que o embrião não se desenvolverá.
Observe o ninho todas as manhãs para verificar se há ovos. A fêmea geralmente coloca os ovos durante a noite. Ela pode botar um ovo a cada dois dias e chegar a botar cinco ou seis ovos.
O prazo deve ser até, no máximo, 30 dias após o dia em que os ovos foram embalados. Por outro lado, se mantidos na geladeira, os ovos podem continuar bons por pelo menos mais 30 dias além da data de validade. Ou seja, dois meses. Sendo assim, a maioria das marcas também estampam na embalagem “Consumir até” ou “Melhor até”.
Descubra se os ovos são férteis. É comum a fêmea botar ovos inférteis, principalmente se o casal for jovem ou velho demais. Depois de deixá-la incubar os ovos por dez dias, é possível verificar se eles são férteis.