Entre inúmeras apresentações clínicas que seu pet pode ter ao perfurar o olho, vamos citar as mais observadas: olhos fechados parcialmente ou totalmente, piscar excessivo, olho azulado, secreção ocular, olho vermelho, e algumas vezes pode ser observado sangramento local também, demonstrando uma gravidade maior.
Na maioria dos traumas, o tratamento é feito por meio de colírios e auxílio de colar protetor para evitar que o animal coce e traumatize ainda mais o local. Além disso, o veterinário pode prescrever o uso de anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos.
A midríase é decorrente de uma intoxicação por produtos químicos, medicamentos, plantas e etc. Outro fator também muito comum é a lesão cerebral, causada principalmente pelo traumatismo no momento do atropelamento, como também quando o animal apresenta um quadro de choque circulatório.
A enucleação ou remoção do olho é efectuada porque se chegou a um ponto em que a visão não é recuperável e a sua manutenção seria dolorosa ou prejudicial ao animal devido a traumatismo muito grave do globo ocular. Estes ocorrem devido a cortes, arranhões, tumores, glaucoma e ulceração devida a herpes( gatos).
É justamente este evento que chamamos de úlcera de córnea em cães e gatos, que consiste em uma lesão na superfície ocular do animal. Corretamente chamada de ceratite ulcerativa, as úlceras de córnea apresentam vários tipos, classificadas didaticamente segundo a gravidade, extensão e profundidade da lesão.
Além disso, as pupilas podem dilatar quando se está fazendo muito esforço para pensar ou se está muito concentrado para realizar determinada tarefa, por exemplo. Assim que a situação que demanda foco e atenção tem fim ou quando se perde o interesse, as pupilas voltam ao normal.
Uma das pupilas pode estar miótica (mais pequena) ou midriática (maior), apresentado um tamanho diferente da pupila contralateral (do outro olho). Em condições normais, as pupilas dos cães podem sofrer constrição ou dilatação, ficando mais pequenas ou maiores, conforme a exposição à luz.
Para saber se o cachorro é cego de um dos olhos, ou dos 2 olhos, parcial ou totalmente, temos algumas dicas para você. Se estiver suspeitando, observe o comportamento do seu animal.
Essa parte atua como uma função de proteção e, além disso, ela pode indicar que algo não está indo muito bem na região ocular. Por exemplo, se você levantá-la e parecer vermelha, pode ser que o olho do cachorro está inflamado. Logo, não tente tocar ou manipular essa região.
Quando o cachorro está ficando com o olho azul, não necessariamente é um indício de que ele está cego, porém se nada for feito, a cegueira pode ser uma consequência final e irreversível.
Quando os olhos do cachorro estão ficando brancos, significa que o cão possa estar com uma doença chamada catarata, muito comum para nós humanos.Na catarata, o cachorro não fica cego da noite para o dia, ou de forma súbita, e sim, de forma gradual e lenta, sendo que a brancura dos olhos também é gradual.
Como selecionar uma linha toda?
Como saber se o controle remoto está com defeito?
Como selecionar várias linhas no bloco de notas?
Como saber se o comprovante de depósito e verdadeiro?
Como selecionar o banco de dados no MySQL?
Como saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC?
Quais são os comandos do SketchUp?
Como selecionar todos os objetos de uma camada no AutoCAD?
Como ver se curso é reconhecido pelo MEC?
Como selecionar todo o texto no iPhone?
Como selecionar vários arquivos de uma vez?
Como selecionar vários emails no Outlook para excluir?
Como são as picadas de percevejo?
Como selecionar todo o texto em um documento PDF?
Como saber se um comprovante de Ted é verdadeiro?