O símbolo de transgênicos é identificado por um “T” preto, sobre um triângulo amarelo, no alimento com mais de 1% de matéria-prima transgênica. É obrigatório o uso desse símbolo para facilitar a identificação do consumidor sobre presença de transgênicos nos alimentos.
Já que, de acordo com a legislação brasileira, todos os produtos transgênicos devem possuir o selo "T" em preto (normalmente localizado dentro de um triângulo amarelo) ou alguma sinalização com as letras "AGM" ou "OGM" de Alimentos/Organismos Geneticamente Modificados.
Milho transgênico é aquele que teve seu material genético modificado, pois recebeu DNAs de um ou mais seres que não se cruzariam de formas naturais. Essa alteração é feita por intervenção de técnicas da engenharia genética.
Os principais alimentos transgênicos vendidos no Brasil são a soja, o milho e o algodão, que dão origem a produtos como os óleos de cozinha, extrato de soja, proteína texturizada de soja, leite de soja, salsicha, margarina, massas, bolachas e cereais.
Alimentos transgênicos não fazem mal à saúde, diz academia dos EUA | Jornal Nacional | G1. Pesquisadores revisaram mais de 900 estudos sobre transgênicos. Eles não acharam sinais de risco em relação aos não-transgênicos.
No Brasil, o milho é uma matéria-prima muito cultivada na forma transgênica. Segundo o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), há potenciais riscos para a saúde humana, como: aumento de risco para alergias (exemplo: ao consumir milho transgênico, o indivíduo pode passar a ter alergia ao milho).
O Idec mantém uma campanha em apoio à rotulagem de transgênicos, para mobilizar os consumidores em relação ao tema, desde 2008. Para defender a rotulagem de transgênicos, clique aqui.
Um alimento é considerado transgênico quando há uma manipulação genética onde há a inserção de gene de outro ser ou espécie naquele alimento; isso é feito com a perspectiva de gerar algum tipo de ‘’melhoria’’, como deixar aquele alimento (exemplo: grão) mais resistente a insetos.
Os perigos que os transgênicos podem oferecer ao meio ambiente são muitos. A inserção de genes de resistência a agrotóxicos em certos produtos transgênicos faz com que as pragas e as ervas-daninhas (inimigos naturais) desenvolvam a mesma resistência, tornando-se "super-pragas" e "super-ervas". Por exemplo, a soja Roundup Ready tem como ...
Qual a distância de Caná da Galileia para Nazaré?
Como saber se tenho autoconhecimento?
Como calcular os pontos na bolsa de valores?
Quais são as 20 maiores cidades do Rio Grande do Sul?
Quem matou a mãe de Emiko Queen?
O que é índice terapêutico de uma droga?
O que são regras constitucionais e princípios constitucionais?
O que dá para fazer com 350 milhões?
Como nomear cadeias fechadas ramificadas?
Quem pode ser chamado de candango?
Quais tipos de ferramentas da qualidade?
O que são Boas Práticas de Fabricação de medicamentos?
Quanto ganha uma empregada doméstica na Espanha?
Qual a idade que começa a nascer pêlos nos meninos?
Como explicar a primavera para educação infantil?