Como saber se o IPI e Recuperavel?

Pergunta de Inês Mélanie Lopes Ramos Lopes em 30-05-2022
(31 votos)

O IPI é recuperável nas aquisições de matérias-primas e demais bens destinados à industrialização de produtos sujeitos ao imposto. Não é recuperável nas aquisições de bens para o ativo fixo e de material para uso ou consumo da indústria. Nesses casos, o IPI deve integrar o custo de aquisição.

Quando um imposto é recuperável?

Os impostos recuperáveis pelas empresas na atividade industrial são: IPI (Imposto sobre produtos industrializados) e o ICMS (imposto sobre operações relativas a circulação de mercadorias e sobre prestação de serviço de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicação). ...


O que é imposto recuperável?

Impostos a recuperar são valores de crédito superiores aos débitos de uma empresa após o cálculo do balanço patrimonial, que podem ser usados como desconto no pagamento dos próximos impostos. Eles existem quando a empresa paga um mesmo imposto mais de uma vez, e portanto, gera um saldo a ser recuperado.

O que são tributos recuperáveis e não recuperáveis?

Entre as principais medidas está a probabilidade de reconhecer os tributos recuperáveis. Esses tributos se tratam de impostos subtraídos daqueles que a empresa tem a obrigação de recolher, em que haverá um saldo a recuperar e que exige um estudo minucioso para serem identificados e solicitados.

Como contabilizar o IPI?

O IPI e o ICMS incidente sobre vendas deve ser deduzido da receita bruta na determinação da receita líquida de vendas. O IPI, quando destacado na nota fiscal e cobrado do cliente, é contabilizado diretamente em IPI a Pagar, no passivo circulante.

O que é IPI? | IPI alíquota | IPI significado | IPI imposto | como calcular IPI | IPI fato gerador


45 curiosidades que você vai gostar

Onde fica o IPI na DRE?

Já o IPI é considerado um tributo por fora, não é redutor da receita bruta, é demonstrado na DRE antes da receita bruta como redutor do faturamento bruto.

Como contabilizar IPI não Recuperavel?

O IPI, quando não recuperável, que é o caso dos comerciantes varejistas, integra o custo de aquisição, portanto é aproveitado o crédito do PIS e COFINS do IPI destacado na nota fiscal de compra.

Quando o ICMS não é recuperável?

Nas hipóteses que o ICMS não é recuperável, como por exemplo, quando se destinar a consumo próprio, o montante do imposto passa as ser um ônus do adquirente e, portanto, passa a integrar o seu custo.

Quando PIS e COFINS são recuperáveis?

O PIS e COFINS são contribuições incidentes sobre a receita bruta de uma empresa. Quando a empresa está no Regime Não Cumulativo de PIS e COFINS, ela poderá recuperar os créditos de PIS e COFINS sobre os insumos adquiridos para a obtenção de receita bruta.



Outras questões

Como criar um projeto Maven web no eclipse?

O que acontece se gato beber leite?

Pode dar ovo para cachorro doente?

Como desmembrar um condomínio rural?

Como fazer uma boa propaganda pessoal?

Onde está na Bíblia a promessa do Messias?

Qual o país mais violento do mundo 2020?

Como medir uma área pelo celular?

Porque a Coca-cola veio para o Brasil?

Quem ganha mais um juiz ou promotor?

Qual a diferença entre creme de leite fresco e creme de leite pasteurizado?

É crime o abandono afetivo?

Como inverter a seleção no Excel?

O que é uma moldeira?

Quantos processos o STJ julgou em 2020?

Quais são as orações de São Francisco de Assis?

O que pode levar como bagagem de mão no avião?

Como se chama o indicador de lucratividade de uma empresa?

São características das cooperativas exceto?

O que significa uma lâmpada de 100W?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com