Como saber se o disjuntor e curva B ou C?

Pergunta de Pedro Ramos em 23-09-2022
(12 votos)


Como saber se o disjuntor e curva B ou C?

B: eles são indicados para cargas resistivas com uma pequena corrente de partida, como os aquecedores elétricos, lâmpadas incandescentes e os fornos elétricos. C: eles são indicados para as cargas que possuem uma corrente média de partida, como os motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e as máquinas de lavar roupas.

Como saber a curva de um disjuntor?

A curva de ruptura C para um disjuntor estipula, que sua corrente de ruptura esta compreendido entre 5 e 10 vezes a corrente nominal, um disjuntor de 10A nesta curva deve operar quando sua corrente atingir entre 50A a 100A.

Como saber a classe do disjuntor?

As curvas podem ser B, C ou D de acordo com a NBR5410. A classificação começa no B para evitar confusão entre uma possível curva A e a unidade de medida de corrente A (ampere). Mas também existe curva de disjuntores mais sensíveis, a ABB o chama de curva Z e outros fabricantes os chamam de disjuntor DC.



Qual a curva do disjuntor para chuveiro?

Acessórios de curva B geralmente são indicados para proteger aparelhos como aquecedores, fornos elétricos e chuveiro. Já os disjuntores com curva C preservam máquinas de lavar, geladeira e lâmpadas fluorescentes. Os produtos com curva D, por sua vez, protegem aparelhos que exigem grandes cargas, como transformadores.

O que vem escrito no disjuntor?

Este também tem a marcação “STRIP/GAGE” indicando o condutor carga interna. Já no caso dos disjuntores Lorenzetti, a marcação é feita através de duas setas, uma delas com a ponta em direção as letras UNI, indicando que este lado é o linha da entrada de rede (letra “I”-liga).

Qual curva de disjuntor usar?

A norma de proteção NBR 54-ABNT estabelecem que os disjuntores de curva B devem atuar para correntes de curto-circuito entre três e cinco vezes a corrente nominal, já os de curva C atuam entre cinco e dez vezes a corrente nominal e, por fim, os disjuntores de curva D devem responder para correntes entre ...



O que significa disjuntor b16?

Desenvolvidos para proteção de instalações elétricas contra sobrecarga e curto-circuito. Possui correntes de A (MDW) e A (MDWH) e se encontram nas versões monopolar, bipolar, tripolar ou tetrapolar.

Como saber se o disjuntor é bipolar?

- Disjuntor Bipolar: É indicado para circuitos com duas fases. Ex: Circuitos com chuveiros e torneiras elétricas em sistemas Bifásicos Fase/fase com 220 v. - Disjuntor Tripolar: É indicado para circuitos com três fases. Ex: Circuitos com motores em Sistemas trifásicos com 2 v.

Como identificar um disjuntor de curva B?

Um disjuntor curva B possui curva de ruptura entre 3 a 5 vezes o valor de corrente nominal, podemos dar como exemplo um disjuntor de 30 A, que atuaria a uma corrente entre 90A e 150A.



Qual é o disjuntor ideal para chuveiro?

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Como os disjuntores de curva D são usados?

Os disjuntores de curva D são usado onde se espera uma curto circuito de intensidade alta e onde a corrente de partida é muito acentuada, sendo muito utilizados em grande motores e grandes transformadores.

Como identificar os disjuntores comuns?

Como identificar, nos disjuntores comuns, o local de linha e carga? São os próprios fabricantes que determinam a conexão de ligação dos condutores fases em seus produtos (disjuntores).

Qual a norma que regulamenta as curvas dos disjuntores?

A norma que regulamenta as curvas características dos disjuntores é a norma ABNT NBR NM 60898, os disjuntores para proteção de sobrecorrentes, os utilizados em instalações domésticas por exemplo, possuem basicamente três tipos de curvas. A curva do Tipo B. A curva do Tipo C. A Curva do Tipo D.

Por que os disjuntores de curva b devem atuar para correntes de curto-circuito?

A norma de proteção NBR 54-ABNT estabelecem que os disjuntores de curva B devem atuar para correntes de curto-circuito entre três e cinco vezes a corrente nominal, já os de curva C atuam entre cinco e dez vezes a corrente nominal e, por fim, os disjuntores de curva D devem responder para correntes entre dez e vinte vezes ...



Outras questões

O que deve conter a declaração de escopo?

O que fazer para ter inspiração?

São exemplos de liga metálica?

Como fazer decoração com livros?

Como recuperar a senha do WIFI da NET Claro?

Como se pode definir a narrativa jurídica?

O que é ser anjo na vida de alguém?

Como preparar um teaser?

O que quer dizer código 11 na TV Claro?

Como ser acionista do banco Itaú?

Quais são as maneiras de concluir uma narrativa?

Como ser revendedora online da Magazine Luiza?

Como resolver o problema de esgoto?

O que é partida direta com reversão de motor?

Como se tornar um Youtuber e ganhar dinheiro?

O que causa o recalque?

Qual o papel do professor como mediador da aprendizagem?

Como tratar humidades por condensação?

Como ser uma terapeuta nutricional?

Como desbloquear a Goku SSJ4 em Dragon Ball Xenoverse?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com