Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.
O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.
O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma-se citar o nome de quem proferiu a fala ou fazer algum tipo de referência.
Discurso direto: — Vou ali agora e volto rápido. Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido. Discurso direto: — Nós viajaremos amanhã. Discurso indireto: Eles disseram que viajariam no dia seguinte.
As principais características do discurso direto são:
Em uma narrativa, o narrador pode apresentar a fala das personagens através do discurso direto ou do discurso indireto. No discurso direto, conhecemos a personagem através de suas próprias palavras. ... No discurso indireto, o narrador "conta" o que a personagem disse. Conhecemos suas palavras indiretamente.
Discurso direto: — Vou ali agora e volto rápido. Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido. Discurso direto: — Nós viajaremos amanhã. Discurso indireto: Eles disseram que viajariam no dia seguinte.
Isso porque há diferentes formas de um discurso ser direto ou indireto. Primeiramente, veja as formas mais simples usadas em narrativas. Depois os outros indicadores gramaticais identificadores e, ao final, questões dos vestibulares 2017 do meio do ano.
Na apresentação do texto, há marcas textuais que caracterizam o discurso direto e o discurso indireto. No primeiro, as falas das personagens são apresentadas por verbos de elocução, chamados também de verbos dicendi, como “… e Luiza falou: …. então Ricardo disse :..
Este é o mais comum e natural entre os tipos de discurso. Consiste na transcrição exata da fala dos personagens, sem participação do narrador. É uma forma de dar vida própria aos personagens, fazendo o leitor ficar mais interessado e mergulhar na história.
Esses verbos são chamados de verbos de elocução ou verbos dicendi. Outra característica do discurso direto é o uso das aspas ( ” “ ), nos textos mais modernos, ou de travessões ( — ), nos textos mais tradicionais, nas falas diretas das personagens.
Quanto tempo usar meia de compressão após abdominoplastia?
O que fazer para tirar o cheiro de cloro do corpo?
Com quantas semanas se detecta uma gravidez?
Como descobrir se uma pessoa faleceu?
O que significa a língua aramaico?
Quanto tempo demora para o álcool sair do corpo?
Que o permite ou que lhe permite?
Como se comemora o Halloween no Japão?
Qual é a classificação dos tipos de unidades de conservação?
Quais as principais operadoras do Brasil?
Que ano morreu nelson mandela?
O que fazer para espantar passarinhos?
Quais as gramaturas do papel couchê?