* Isótopos: São átomos de um mesmo elemento químico que possuem a mesma quantidade de prótons (mesmo número atômico), mas diferenciam-se pelo número de massa (A = prótons + nêutrons). O seu número de massa é diferente porque a quantidade de nêutrons no núcleo é diferente.
Isóbaros: átomos que possuem o mesmo número de massa (A) e diferentes números atômicos (Z), como por exemplo, os elementos Nitrogênio (N) e Carbono (C).
A estrutura do átomo é dividida basicamente em duas regiões: o núcleo, que é formado pelos prótons e nêutrons, e a eletrosfera, formada por elétrons e um grande vazio.
Do mesmo modo, o elemento químico é um conjunto de átomos com o mesmo número atômico, porém a menor parte é um átomo só.
Do mesmo modo, o elemento químico é um conjunto de átomos com o mesmo número atômico, mas a menor parte é apenas um átomo. Assim, na Tabela Periódica, apresentada em ordem crescente de número atômico, é exatamente esse número que identifica e diferencia os elementos químicos uns dos outros.
A figura abaixo mostra como isso pode ser feito para representar um elemento químico: Essa representação está de acordo com as normas da União da Química Pura e Aplicada (IUPAC). A seguir temos os elementos químicos sódio (Na) e cloro (Cl) sendo representados dessa forma:
O número de elétrons de um átomo pode variar, mudando a carga total do átomo. Segundo o modelo atômico de Bohr, os elétrons podem ganhar energia e passar a camadas eletrônicas mais distantes do núcleo.
Qual o vingador mais forte da Marvel?
Quanto tempo tenho para desistir de um curso?
O que é um imóvel indivisível?
Quantos modelos de K10 existem?
Quantas redações fazer antes do Enem?
Como funciona os likes no Tinder?
Quando usar vírgula depois do bom dia?
Quais as características de uma escola indígena?
Como saber se é úlcera venosa ou arterial?
O que aconteceu com a taxa de crescimento da população brasileira a partir de 1970?
Qual a importância da fauna para o equilíbrio do planeta *?
É verdade que o antecessor de 50 é 51?