O puerpério, ou pós-parto, é o período que se inicia após a dequitação (saída da placenta) e termina com a primeira ovulação da mulher. A primeira ovulação nas mulheres que não amamentam ocorre entre 6 e 8 semanas após o nascimento do bebê.
De acordo com os médicos, mulheres que amamentam somente no peito durante os 40 dias têm chance quase nula de engravidar. Isso porque o útero ainda não está preparado para uma gestação, e os hormônios estão desregulados, o que impede a ovulação. Mas se a chance é "quase" nula, o risco ainda existe.
Se você não estiver amamentando, a sua fertilidade voltará rapidamente e você pode engravidar após 30 a 45 dias do parto. Se você teve parto cesárea, você deve aguardar pelo menos 18 meses para uma nova gravidez.
“Quando as mamadas começam a ficar espaçadas, período em que se inicia a introdução de alimentos para o bebê, ela volta a menstruar e ovular”, afirma a especialista. Para saber se você voltou a ovular, seu corpo dá alguns sinais.
Durante este período – também conhecido como puerpério, resguardo ou quarentena – o sexo é proibido, já que o organismo e o sistema reprodutor precisam se recuperar, além de existir o risco de infecção. Após os 40 dias, a mulher fica sem ovular durante alguns meses e, por isso, não menstrua.
É Comum Engravidar no Resguardo O ideal seria não engravidar no resguardo, porém pode sim acontecer e nesses casos o médico vai fazer um acompanhamento mais de perto. Tudo também vai depender da capacidade de recuperação da mulher, porém melhor pecar pelo excesso de cuidados do que pela falta dos mesmos.
É possível engravidar durante o resguardo, embora seja raro. O resguardo é o período que compreende os 40 dias após o parto.
Sim claro. Pode acontecer de algumas mulheres não menstruarem enquanto estão amamentando por longo período mesmo. Porém existe o risco da ocorrência de gravidez mesmo durante a lactação materna portanto, a gestação deve ser evitada de alguma maneira.
Portanto, neste caso, o período fértil englobará os dias 10 a 15 de Outubro, sendo os dias 12,13 e 14 e 15 de Outubro os com maior probabilidade de gravidez. A maioria das mulheres não tem seu ciclo menstrual regular como um relógio.
O principal sintoma de período fértil é o aumento da secreção vaginal, mas existem outros que surgem quando o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas de Falópio, estando pronto para ser fecundado pelo espermatozóide e dar início a gravidez.
Desta forma, para saber quando é o período fértil, em pessoas com um ciclo menstrual de 28 dias, é preciso contar 14 dias a partir da data em que veio a última menstruação. A ovulação acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, que é o que se considera o período fértil da mulher.
Em caso de dúvida deve-se consultar o ginecologista. Como a primeira ovulação depois do parto é imprevisível, a mulher deve adotar algum método contraceptivo entre 10 a 15 dias depois do nascimento, para não correr o risco de engravidar novamente.
Quem faz carteirinha de estudante falsa?
Qual o valor da travessia da balsa de Bertioga para Guarujá?
Como fazer para a máquina de lavar não estragar as roupas?
O que significa sonhar com mudanças de casas?
Quantas aulas de legislação pode fazer por dia?
Quais são os primeiros sintomas de surdez?
O que é a autonomia na filosofia?
Qual é a diferença entre falar e dizer?
Como por gif no perfil do whatsapp?
Como adicionar mais planos de fundo no Meet?
O que é uma portaria administrativa?
Como é formada a rede urbana brasileira?
Quantos casos de ebola tiveram no Brasil?