Testes de Certeza e de Origem Humana O princípio dos testes de certeza é mediante reações com certos compostos, onde o grupo heme da hemoglobina forma cristais insolúveis em água. A formação destes cristais é confirmatória para a presença de sangue na amostra.
O sangue quando presente no Local de Crime como mancha de sangue patente significa muito para o Perito Criminal.
Contudo, não existe um tempo máximo para que um vestígio de sangue seja analisado, tudo dependerá das condições de sua conservação. Nesse sentido, existem vestígios que sua análise será viável, mesmo depois de transcorrido meses, anos ou até mesmo décadas[4].
Mallmith (2007) divide o local de crime em três tipos: o imediato, o mediato e o relacionado.
Testes presuntivos São utilizados peróxido de hidrogênio e um reagente que funciona como indicador. O grupo heme atua sobre o peróxido liberando oxigênio que oxida o indicador, originando um composto corado.
2.1 FENOLFTALEÍNA (REAGENTE DE KASTLE MEYER) A mancha de sangue encontrada é macerada com água destilada ou hidróxido de amônio concentrado. Selecionam-se gotas do macerado e, após colocá-las em um tubo de ensaio, misturam-se gotas do reagente. Adicionam-se à solução peróxido de hidrogênio a 5%.
Se a mancha de sangue for recente, esfregue um pano umedecido em uma mistura de água com um pouco de OMO Lavagem Perfeita. Se o sangue estiver seco, adicione um pouco de amoníaco para facilitar a limpeza. Seque em seguida.
O passo a passo é:
Neste caso, o resultado positivo não apenas confirma a presença de sangue, como atesta que o sangue é de origem humana. Por este motivo, são por vezes chamados de teste de origem humana. A forma como as manchas de sangue estão dispostas no local do crime ajuda na sua reconstrução.
Devido a degradação de hemácias e oxidação da hemoglobina, o sangue presente nessas manchas possui atividades catalíticas do grupo heme que está em estado férrico. Essas atividades que serão empregadas como base nos testes de orientação e de certeza da identificação do sangue.
Pessoas com sangue tipo B, por outro lado, constróem o segundo andar da casa em um formato diferente. E pessoas com sangue tipo O constróem uma casa de somente um andar, como um rancho: eles constróem somente o antígeno H e não seguem adiante. O sistema imunológico de cada pessoa se torna familiar com seu tipo sanguíneo.
Não são métodos precisos, pois vários fatores influenciam seus resultados, mas apontam a possibilidade de uma amostra conter ou não sangue.