Faça um teste de faísca segurando a borda da sua amostra de metal contra a borda cortante de um rebolo abrasivo. Se o metal gerar faíscas vermelhas, trata-se de ferro fundido. Se as faíscas forem brancas, trata-se de aço.
As ligas metálicas denominadas aços e ferros fundidos são formadas pela combinação de ferro (Fe) e carbono (C) . As ligas de aço possuem em sua composição uma variação no teor de carbono entre 0,008 e 2,11%. Enquanto que no ferro fundido, o teor de carbono varia entre 2,11% e 6,67%.
O ferro é uma liga formada por ferro e carbono com um teor de carbono entre 2,11% e 6,67%, sendo que suas ligas de ferro fundido possuem além do carbono, silício entre 1% e 3%. O aço também é uma liga metálica formada por ferro e carbono, mas suas porcentagens de carbono variam entre 0,008 e 2,11%.
O ferro fundido é obtido a partir do ferro-gusa. O ferro-gusa é uma liga de ferro e carbono, contendo de 3,5 a 4,5% de carbono e outros elementos (silício, manganês, fósforo, enxofre).
Os ferros fundidos são divididos em três tipos principais: branco, cinzento e nodular.
O ferro fundido vermicular, também conhecido como Compacted Graphite Iron – CGI- foi obtido por acaso durante a fabricação do ferro fundido nodular, devido a erros de composição química. Produziu-se uma microestrutura onde a grafita apresentava-se na forma de vermes, ao invés da forma esférica esperada.
As peças em aço carbono são mais resistentes a impactos e deformações, apresentam média estabilidade devido ao processo de fabricação e recebem um esmalte preto que melhora a sua estética e durabilidade. O ferro fundido é um material mais duro, porém menos resistente em caso de queda devido a sua baixa maleabilidade.
Ainda bastante usinável e com estabilidade dimensional, é normalmente usado em peças que vão sofrer maior impacto, como êmbolos, tampas de cilindro, válvulas hidráulicas, engrenagens, porcas, eixos e cabeçotes.
Os ferros fundidos por sua vez, devido a sua alta concentração de carbono, precisam ser fabricados em processos de fundição e usinagem. Para a obtenção através da fundição, os materiais são adicionados em um forno de fusão e elevados a temperaturas superiores a 1.200 °C.
Elencar seu processo de fabricação citando as etapas envolvidas no trabalho de transformação do ferro fundido liquido para a estrutura sólida final, mostrando suas formas entre as etapas e técnicas necessárias para produção e obtenção dos ferros fundidos.
Ferro Fundido Branco Características próprias: Possuem elevada dureza e alta resistência a abrasão, porém são frágeis e com resistência moderada ao impacto.
A constante evolução da tecnologia de fundição dos ferros fundidos está oferecendo cada vez mais para o desenvolvimento de novas aplicações, possibilitando, assim, alternativas mais econômicas para se obter produtos com qualidade (ASHBY, 2007). 3.1. FERRO FUNDIDO CINZENTO
Quem conjurou o patrono no Harry Potter 3?
O que é ferramenta de desempenho?
Qual o significado da palavra esticava?
Como atualizar cota de IPTU em atraso?
O que é hemácias no exame de sangue?
O que é ceticismo de exemplos?
O que é bom para baixar a pressão?
O que é tratamento térmico revenimento?
Qual é o salário do Roberto Cabrini?
Qual a diferença entre eucaristia e comunhão?