O Teste Vocacional para Biomedicina foi desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas, criada pelo psicólogo Howard Gardner. O teste tem como objetivo relacionar o perfil do usuário, indicado pelo questionário, a habilidades requisitadas aos profissionais da área de Biomedicina.
Então, Biomedicina pode ser pra você, sim. O biomédico estuda, identifica e classifica os microrganismos causadores de doenças e pesquisa medicamentos e vacinas. Por isso, além de gostar de ciências biológicas (meio óbvio, né), você precisa ser muito dedicado, analítico e metódico.
O curso de Biomedicina é do tipo bacharelado, dura em média quatro anos e prepara o estudante para entender as causas e maneiras de curar as mais variadas doenças. Com foco em disciplinas da área da Saúde, é uma formação com carga horária intensa de aulas práticas e atividades em laboratório.
O biomédico é o profissional que pesquisa, identifica e classifica microrganismos causadores de enfermidades e desenvolve ou melhora remédios e vacinas para combater e prevenir doenças. Pode atuar em diversos tipos de pesquisa, como a de células-tronco, e até ajudar a desvendar crimes por meio da genética forense.
Para se tornar um biomédico, é obrigatório ter cursado uma graduação em Biomedicina. A atuação profissional é regulamentada e só será permitida com o devido registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM). Durante a faculdade, é importante participar de grupos de pesquisas.
Vamos lá!
O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) reconhece 33 especialidades, podendo o biomédico atuar em:
O biomédico pode trabalhar em laboratórios, clínicas e hospitais fazendo análise clínica ou de imagem. Ele estuda como bactérias e fungos podem causar doenças e acaba tendo um mercado de trabalho bastante amplo para atuar.
Profissionais capacitados em biomedicina contribuem para as bases de técnicas e processos de saúde. A partir de conhecimentos aprofundados sobre o funcionamento de células e tecidos, biomédicos realizam pesquisas, testes e análises que dão estrutura, por exemplo, ao combate de doenças.
Para se formar em Biomedicina é obrigatório passar por um período de estágio supervisionado e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Se você quer entrar com o pé direito na profissão de biomédico, o melhor a fazer é escolher um curso de Biomedicina reconhecido e bem avaliado pelo Ministério da Educação (MEC).
Como saber se medicina realmente é a carreira certa para mim? Amo matemática, química, biologia, e adoro estudar matérias que envolvam cálculo, mas sempre quis fazer medicina e o fato de ser um curso com bastante leitura está me deixando com dúvidas. Oi, Layse! Que bom que você sabe o que faz seu coração bater mais forte!
O biomédico deve realizar exames de citogenética humana molecular, atividades correlacionadas ao fim e providenciar análises. Além disso, está autorizado a emitir pareceres e laudos para outros profissionais e também diretamente ao paciente. A microbiologia pode ser uma área bastante interessante para muitos biomédicos.
Ao longo da leitura, você vai descobrir se Biomedicina é um bom curso e, claro, se a profissão está realmente alinhada com as suas habilidades, interesses e objetivos na construção de uma carreira sólida e bem-sucedida. Vamos lá? Como o próprio nome indica, a Biomedicina combina conhecimentos da Medicina à conhecimentos das Ciências Biológicas.
Quem é pré diabético pode comer pão?
Quais são as características dos movimentos literários?
Quais são os elementos que compõem uma narrativa?
Com quantos dias bebe pode sair?
Quanto tempo demora a liberação aduaneira?
Qual o conceito de forma na arte?
Quanto custa um bilhete para tomorrowland?
Como faço para falar com a Copasa?
Como pode ser uma instalação de arte?