Portanto, classificam-se em:
Os formatos aplicados em obras são: retangulares, circulares, seção no formato de cruz, seção L, seção retangular vazada, seção U, seção I e Seção T. Os pilares mais usados no país são de concreto armado (cimento, areia, agregados e aço).
Para dimensionar os pilares multiplicamos a área de influência dos pilares pela carga distribuída sobre aquele pavimento. Após obtermos os valores da área de influência devemos somar as cargas da edificação até chegar ao térreo, com isso encontramos a carga acumulada sobre o pilar ao nível do solo.
A norma em vigor para concreto armado é a NBR 6118/14 – Projeto de estruturas de concreto - Procedimento, em seu item 13.2.3, que estabelece para a seção dos pilares o seguinte: “A seção transversal de pilares e pilares-parede maciços, qualquer que seja a sua forma, não pode apresentar dimensão menor que 19 cm.”
Um pilar é um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os esforços diagonais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações.
Pilares de Contraventamento: são responsáveis pela estabilidade global da estrutura e devem ser dimensionados para resistir aos esforços globais de vento, desaprumo, etc. ... Pilares Contraventados: são contraventados pelos primeiros.
A principal diferença deste material para a coluna é que a coluna sustenta a parede e o teto, já o pilar sustenta a estrutura inteira. Viga. A viga fica em cima da coluna na posição horizontal, desse modo, ela é responsável por transferir o peso da laje para as colunas. Laje. Assim como a viga fica em cima da coluna, a laje fica em cima da viga.
Esse material pode ser facilmente confundido com um pilar, a diferença é que a coluna é mais “cheia”, mais robusta que o pilar. Algumas vezes as colunas são derrubadas pelo dono do imóvel para ampliar o ambiente, porém, isso acontece de forma incorreta e pode comprometer toda a estrutura.
As vigas estão acima das colunas. A laje, por sua vez, vem acima das vigas. Ela é responsável pela divisão dos pavimentos de uma construção.
Como Calcular o Seno, o Cosseno e a Tangente? Vamos ver um processo prático onde podemos aplicar as fórmulas dos seno, cosseno e tangente para entendermos melhor. Considere o triângulo retângulo abaixo: Para calcular o seno, utilizamos a seguinte fórmula: Para calcular o cosseno, utilizamos a seguinte fórmula:
Como é feito folha de ouro comestível?
O que usar com calça jeans flare?
Como trabalhar na GOL Linhas Aéreas?
O que é o prémio do seguro automóvel?
Como é feito o recrutamento interno e externo?
Como funciona o queimador a gás infravermelho?
Qual a diferença entre recesso e férias?
Como funciona o recibo de compra e venda digital?
Qual a diferença entre RAID 1 e RAID 5?
Como fazer transferência de veículo com recibo digital?