Sintomas. O excesso de nitrogênio é um desequilíbrio que comumente ocorre em vinhedos sob solos com alto teor de matéria orgânica e/ou com uso abusivo da adubação nitrogenada.
O excesso de nitrogênio resulta em folhas escuras, crescimento excessivo, menor quantidade de flores e plantas mais suscetíveis a doenças e estresse hídrico.
4 maneiras de corrigir a falta de nitrogênio no solo
Vale lembrar, que a toxidez pelo excesso de fósforo nas plantas é raro pois ele facilmente se fixa aos colóides do solo ficando indisponível. No entanto, ressaltamos que os sintomas por excesso de fósforo no solo é caracterizado por acelerar a maturação e aumenta a estabilidade dos caules.
1. Diminua a quantidade de fertilizantes no solo fazendo uma lixiviação com água. Verta grandes quantidades deste líquido em redor das raízes para que as substâncias penetrem mais no solo, indo para além das raízes. Deixe a mangueira depositar a água na base da planta por um mínimo de 30 minutos.
Alguns fertilizantes, quando aplicados em grande quantidade ou muito concentrados na base da planta, aumentam a salinidade do ambiente radicular e levam a planta a condições de estresse.
1. Diminua a quantidade de fertilizantes no solo fazendo uma lixiviação com água. Verta grandes quantidades deste líquido em redor das raízes para que as substâncias penetrem mais no solo, indo para além das raízes. Deixe a mangueira depositar a água na base da planta por um mínimo de 30 minutos.
Alguns nutrientes, quando absorvidos em excesso, podem causar desequilíbrio e prejuízos ao metabolismo da planta, interferindo nos processos bioquímicos que ocorrem no seu interior. Com o metabolismo afetado, as funções vitais são prejudicadas e os danos podem refletir na produtividade e sanidade das plantas.
Nitrogênio: A exigência do elemento é maior nos primeiros estádios de crescimento. Em sua falta ou insuficiência, o crescimento da planta é retardado e as folhas mais velhas tornam-se verde-amareladas (Figura 1). Se a falta do nutriente for prolongada, toda a planta apresentará esses sintomas.
NUTRI-FATOS, Nitrogênio (1996). Nas plantas com capacidade de realizar a FBN, é utilizado o Nitrogênio atmosférico através do processo de Nitrogenase. O processo consiste na conversão do N2 atmosférico, para formas combinadas pela ação de microorganismos FAQUIN (2005).
É bem simples detectar a deficiência de nitrogênio. Os seus principais sintomas nas plantas são a diminuição do crescimento e folhas mais pálidas ou amarelas. Esse último sintoma acontece por conta da incapacidade da planta de produzir clorofila. As folhas, geralmente, começam a ficar mais pálidas ou amarelas da base da planta em direção ao topo.
Níveis baixos de clorofila, decorrentes da deficiência de Nitrogênio podem ocasionar clorose nas folhas. Os principais sintomas são visualizados primeiramente nas folhas mais velhas podendo se estender às folhas jovens dependendo da severidade da deficiência.
Para tanto, tem-se procurado diminuir as perdas do nitrogênio no solo, bem como melhorar a absorção e a metabolização do N no interior da planta (BREDEMEIER & MUNDSTOCK, 2000). Uma característica importante da disponibilidade de N é a sua ampla flutuação no solo durante o tempo de permanência das lavouras no campo (PURCINO et al., 2000).
Como despertar a centelha divina?
Qual é o comportamento de uma pessoa bipolar?
Qual o valor da premiação do Super 7?
Quais são as concepções de surdez?
Como se conectar com Deus em oração?
O que configura o crime de extorsão?
Qual é a origem do gás natural?
Qual é o passado do verbo ter?
Como e onde surgiu o Imperialismo?
Como acontece a ionização da água?
Qual é a origem do bairro Copacabana?
Como foi que o esporte surgiu?
Quais países se formaram após o desmembramento do Império Turco-otomano?