Uma dica interessante para identificar pedras falsas é observar sua temperatura. Os cristais e pedras naturais têm, naturalmente, uma temperatura fria ao tocar a pele. Já as falsificações feitas com resina apresentam temperatura ambiente, peso mais leve e valor inferior em relação ao original.
As gemas de origem natural são resultados da combinação aleatória e sem interferência humana de elementos químicos, enquanto que as sintéticas são feitas pelo homem em laboratórios, a partir de materiais encontrados na natureza.
Pedras preciosas verdadeiras têm uma estrutura cristalina. Essa estrutura pode ser esculpida através de cortes, fraturas e atrito, mas tem planos fixos que não podem ser alterados por simples pressão.
...
Olhe para a cor. ... Observe a transparência. ... Verifique seu peso ou gravidade estimada. ... Preste atenção ao corte.
Escolha a pedra certa para vocêColoque a pedra na mão e concentre-se para descobrir a sensação que lhe causa.Passe a mão levemente pelas pedras, muito lentamente, e sinta qual delas “puxa”, formiga ou esquenta a sua mão.Olhe e perceba qual pedra tem um brilho especial, de acordo com a sua concepção.
A identificação dos cristais por cor pode ser um desafio para alguns exemplares como a Calcita, a Fluorita, a Turmalina, entre outros, pois eles possuem cores diferentes. Nesse caso, o mais indicado é consultar um livro ou outro guia que os categorize por cor e inclua uma foto de amostra.
38 curiosidades que você vai gostar
O valor de cada pedra (e de cada joia) é determinado por um conjunto de fatores. Entre eles, a intensidade da cor, a pureza da gema, sua lapidação, seu tamanho, sua raridade na natureza. Ou seja: uma pedra menor, mas de cor pura e intensa, pode valer mais do que uma grande pedra sem as mesmas características.
Os diamantes têm um alto poder de refração, ou seja, eles conseguem “dobrar” os raios de luz que passam por eles. É graças a essa propriedade que eles brilham tanto. O vidro e o quartzo usados em imitações têm o poder de refração muito menor, mesmo que tenham sido lapidados de forma a imitar um diamante.
São produzidos em um laboratório, reproduzindo as condições naturais em que suas contrapartes naturais são formadas. Alguns exemplos de gemas sintéticas são a Opalina (Falsa Pedra da Lua), a Pedra Estrela e a Pedra do Sol. As três são produzidas em laboratório e ambas possuem propriedades incríveis.
Teste a temperatura
Um cristal falso estará perto da temperatura corporal humana e um verdadeiro estará mais frio. A forma mais fácil de identificar é ter à mão um cristal verdadeiro e colocar no centro da testa e repetir com o cristal a testar. Se for mais "quente" será falso.
Como fazer para colocar o pulso no lugar?
Qual o Bilhete Único que precisa ser trocado?
Qual a diferença entre Starflon e Starflon T1?
Qual a semelhança entre senso comum e senso crítico?
Quantos quilos perde na dieta do ovo de 3 dias?
Porque é tão difícil perder peso depois dos 30?
Como amolecer cola de cílios Tufinho?
Qual a diferença de picles e pepino?
Como se chama a pessoa que é madrinha de casamento?
Qual o significado de bodas de esmeralda?
Como saber porque o benefício foi cessado?
Quais os componentes básicos da unidade de internação?