Madeiras com grau de umidade acima de 20% são as chamadas “madeira verde”. A madeira úmida (acima de 20% de umidade), tende a ser atacada mais facilmente por fungos e insetos. Se de alguma forma comprou-se madeira verde para a obra, o ideal é que a madeira seja climatizada pra se ambientar (e secar) no local.
Para ter certeza de que ela está seca o bastante para trabalhos de marcenaria, você precisará de uma pequena ferramenta chamada medidor de umidade. Ela possui duas sondas de metal que tocam a madeira para produzir uma leitura de umidade expressa como uma porcentagem do volume ou peso da peça.
Podemos identificar as madeiras através da observação dos tecidos lenhosos, quando visto a olho nu ou com o auxílio de uma lupa. Esta deve ser colocada em contato com a superfície em exame, procurando-se sempre uma posição que forneça iluminação adequada sobre o campo visual.
Quando a madeira é nova, é preciso lixar, remover o pó com pano umedecido em aguarrás, aguardar a secagem e aplicar uma demão do verniz diluído em aguarrás a 100% (1:1). Aguardar o intervalo de oito horas para outra demão; lixar com uma lixa 220 para remover as farpas da madeira e deixar o acabamento mais liso.
Verde é como se chama o material recém-cortado ou serrado, com os poros encharcados. Nesse estado, ele perde água para o ambiente até atingir um ponto de equilíbrio, variável conforme a espécie e a umidade relativa do ar no local.
Coloque um umidificador no centro do quarto, próximo à madeira. Deixe o umidificador ligado em sua configuração mais alta por 3 a 5 dias. Cheque a madeira após alguns dias e continue a secar se necessário.
Verifique a secagem da madeira.
Os tempos de secagem variam dependendo das condições de temperatura, umidade e ventilação, mas é claro que você pode verificar a madeira continuamente com um medidor para determinar o andamento do processo. Uma regra geral é que um tempo de secagem de um ano será necessário para cada 25 mm de espessura.
Este artigo foi visualizado 35 663 vezes. Quando a madeira é cortada de uma árvore, ela está saturada com umidade. Conforme essa água seca, a madeira se contraí e assume formatos desiguais, devido às formas e tamanhos diferentes das células da madeira.
Métodos de identificar madeiras A identificação das madeiras, que se baseia nos caracteres anatômicos do lenho, dá-se sobre a amostra do tronco. Podemos observar o tronco de acordo com três tipos de corte: transversal, longitudinal e longitudinal radial. Constitui um método ideal de identificação para comércio e indústria.
Dureza: refere-se a maior ou menor resistência que a madeira oferece ao ser cortada. A dureza das madeiras é bastante variável, indo desde as muito macias (balsa) as muito duras (aroeira). Densidade ou massa específica: é a relação entre o peso e o volume da madeira num mesmo teor de umidade.
Qual o solvente para poliuretano?
Qual a droga mais segura do mundo?
Quantas gramas tem a batata Grande do BK?
Quais as vantagens de se utilizar Pesquisa Operacional na empresa?
Como calcular o fim do contrato de experiência?
Como a densidade está presente no nosso dia a dia?
Quanto Mercado Livre paga por entrega?
Quando o servidor público em estágio probatório pode ser exonerado?
Como é conhecida a 2 fase do modernismo?
Qual cor de diamante mais raro?
Quando Mário Quintana morreu e nasceu?
Como falar com a Ouvidoria alelo?
Pode comer no local de trabalho?
Quais as hipóteses de cabimento do recurso adesivo?
Quem exerce função de sujeito?