Madeiras com grau de umidade acima de 20% são as chamadas “madeira verde”. A madeira úmida (acima de 20% de umidade), tende a ser atacada mais facilmente por fungos e insetos. Se de alguma forma comprou-se madeira verde para a obra, o ideal é que a madeira seja climatizada pra se ambientar (e secar) no local.
Para ter certeza de que ela está seca o bastante para trabalhos de marcenaria, você precisará de uma pequena ferramenta chamada medidor de umidade. Ela possui duas sondas de metal que tocam a madeira para produzir uma leitura de umidade expressa como uma porcentagem do volume ou peso da peça.
Podemos identificar as madeiras através da observação dos tecidos lenhosos, quando visto a olho nu ou com o auxílio de uma lupa. Esta deve ser colocada em contato com a superfície em exame, procurando-se sempre uma posição que forneça iluminação adequada sobre o campo visual.
Quando a madeira é nova, é preciso lixar, remover o pó com pano umedecido em aguarrás, aguardar a secagem e aplicar uma demão do verniz diluído em aguarrás a 100% (1:1). Aguardar o intervalo de oito horas para outra demão; lixar com uma lixa 220 para remover as farpas da madeira e deixar o acabamento mais liso.
Verde é como se chama o material recém-cortado ou serrado, com os poros encharcados. Nesse estado, ele perde água para o ambiente até atingir um ponto de equilíbrio, variável conforme a espécie e a umidade relativa do ar no local.
Coloque um umidificador no centro do quarto, próximo à madeira. Deixe o umidificador ligado em sua configuração mais alta por 3 a 5 dias. Cheque a madeira após alguns dias e continue a secar se necessário.
Verifique a secagem da madeira.
Os tempos de secagem variam dependendo das condições de temperatura, umidade e ventilação, mas é claro que você pode verificar a madeira continuamente com um medidor para determinar o andamento do processo. Uma regra geral é que um tempo de secagem de um ano será necessário para cada 25 mm de espessura.
Este artigo foi visualizado 35 663 vezes. Quando a madeira é cortada de uma árvore, ela está saturada com umidade. Conforme essa água seca, a madeira se contraí e assume formatos desiguais, devido às formas e tamanhos diferentes das células da madeira.
Métodos de identificar madeiras A identificação das madeiras, que se baseia nos caracteres anatômicos do lenho, dá-se sobre a amostra do tronco. Podemos observar o tronco de acordo com três tipos de corte: transversal, longitudinal e longitudinal radial. Constitui um método ideal de identificação para comércio e indústria.
Dureza: refere-se a maior ou menor resistência que a madeira oferece ao ser cortada. A dureza das madeiras é bastante variável, indo desde as muito macias (balsa) as muito duras (aroeira). Densidade ou massa específica: é a relação entre o peso e o volume da madeira num mesmo teor de umidade.
Como transformar JSON em string?
Como transformar um roteador da Multilaser em repetidor?
Como transformar uma lista em objeto Python?
Como pasar de STL a Solid Works?
Como converter porcentagem para fração?
O que é uma estratégia de leitura?
Como mudar seu estilo na escola?
Qual o mecanismo de ação da digoxina a que classe ela pertence?
Como recuperar um armário velho?
Como estudar inglês sozinho por onde começar?
Quanto tempo dura o ban do CS ranqueado Free Fire?
Como devo meter o CO2 no aquário?
Como escrever mensagem para padre?