Quando os termômetros marcam temperaturas de um dígito, como 9 graus, pode acender o sinal de alerta. Se estiver criando pintinhos é melhor redobrar os cuidados, pois até completarem quatro semanas da vida as aves não têm o empenamento completo.
Há um cuidado especial também na alimentação. Com o frio, as aves precisam de mais vitaminas e minerais para ajudar a regular a temperatura corporal. O produtor rural, Rui Holanda, precisou colocar lonas para proteger a entrada do ar frio no galinheiro.
Em épocas de temperaturas mais baixas, como no outono e no inverno, é comum percebermos que as galinhas diminuem a postura. No entanto esse fato não ocorre devido ao frio e sim pela quantidade de luz. A luz é um dos principais fatores que influenciam as funções biológicas das aves.
Por exemplo, quando a ave passa por situações de estresse intenso, seu organismo sofre reações metabólicas. Consequentemente, seu apetite é reduzido ou os nutrientes que ela ingere são redirecionados, afetando sua produção.
Agachamento e abertura das asas Esse comportamento possibilita um aumento da área de superfície corporal, tornando mais fácil dissipar o calor. Há, também, a elevação do fluxo sanguíneo para as regiões descobertas por penas, como a crista e a barbela.
Nas épocas mais frias do ano pode ser necessário fornecimento de calor à noite, até o 15º dia de vida, mesmo a codorna já estando empenada. A luminosidade é outro fator que deve ser controlado.
No inverno, os pássaros sofrem um grande impacto com relação à temperatura ambiente. Um pássaro tem uma temperatura corporal normal de 40º e, por essa razão, o ar frio pode causar irritação no aparelho respiratório da ave. E isso compromete sua saúde, podendo ser um veículo para uma pneumonia no animal.
Qual a diferença de mastite é mamite?
Como eliminar propagandas no google chrome?
Como assinar email atenciosamente?
O que sao numeros primos entre si?
Como por duas paginas no pc ao mesmo tempo?
O que é um rebote no basquete?
A partir de quantos meses o bebe começa a falar?
Quanto custa a taxa de transferência de veículo?