Olá. Existe a gagueira do desenvolvimento normal quando a criança começa a adquirir bastante vocabulário. Essa geralmente desaparece com o tempo. Para identificar se trata-se de uma condição permanente, sugiro que leve a um fonoaudiólogo especialista em fluência nesse momento.
Normalmente, crianças que gaguejam costumam ser impacientes com sua dificuldade de falar, demonstram problemas em manter o contato visual e facilmente desistem de se comunicar. A gagueira também pode ser acompanhada pela falta de coordenação entre fala e respiração, o que não acontece na disfluência.
Após essa idade (a partir dos 3 anos e meio), não é mais esperado que a criança sem o distúrbio de comunicação/disfluência gagueje. Se você perceber que seu filho maiorzinho (5, 6, 8 anos de idade) está gaguejando, leve-o imediatamente para uma avaliação fonoaudiológica.
O que muita gente não sabe, é que é bastante comum que ocorra disfluência em pequenos de 2 a 4 anos. Nessa fase as crianças ainda estão estruturando o desenvolvimento da linguagem, que é um processo extremamente complexo.
Ainda não se sabe exatamente a causa da gagueira, mas acredita-se que seja devido a fatores genéticos ou que possa estar relacionada com alterações no sistema nervoso devido ao não desenvolvimento de algumas áreas do cérebro que estão relacionadas com as conexões da fala.
São conhecidos dois tipos de gagueira, a gagueira adquirida e a gagueira do desenvolvimento.
Reunimos aqui 8 dicas que ajudarão neste processo de ajudar a criança a não gaguejar!
Ainda não se sabe exatamente a causa da gagueira, mas acredita-se que seja devido a fatores genéticos ou que possa estar relacionada com alterações no sistema nervoso devido ao não desenvolvimento de algumas áreas do cérebro que estão relacionadas com as conexões da fala.
Atualmente já se sabe que a gagueira ocorre devido a uma predisposição hereditária, que associada a fatores ambientais estressantes (lingüísticos ou psicológicos ou sociais) leva à manifestação dos sintomas. Geralmente, as disfluências ocorrem por um período de até 6 meses e depois desaparecem.
De fato, cerca de 5% de todas as crianças tendem a ser disfluentes em algum momento de seu desenvolvimento, geralmente entre as idades de dois anos e meio a cinco anos. Também é muito comum uma criança ir e voltar entre períodos de fluência e disfluência.
TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Isso significa cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, sendo que destes 2 milhões vivem no Brasil. A gagueira necessariamente tem seu início na infância e pode continuar (ou não) na vida adulta. Atualmente, a gagueira é vista pela ciência como um distúrbio causado por diversos fatores.
Alguns dos fatores que favorecem o aparecimento da gagueira, são: Genética: Existem comprovações cientificas da presença de genes envolvidos no surgimento e manutenção da gagueira, por isso, é comum ter mais de um membro da mesma família com a condição.
Em meu consultório ou nas redes sociais, respondo perguntas sobre o tema semanalmente. “O que causa gagueira?”; “Existe gagueira temporária?”, “Até quando é aceitável gaguejar?”; “Meu filho começou a gaguejar, devo corrigir?”. A disfluência – popularmente chamada de gagueira – é uma alteração no ritmo normal da fala.
Fatores emocionais podem ser considerados agravantes, mas não são cientificamente considerados como causadores da gagueira.
Como é o nome do filho de Xand Avião?
Quanto pesa uma estrela cadente?
Onde fica salvo os mundos do Minecraft Bedrock?
Quais são as correntes que explicam o interesse de agir ou interesse processual?
Como se livrar de dívidas e sair do vermelho?
Quem é o jogador mais rico do mundo 2021?
Como provar um acidente de trânsito?
O que é sanitização na máquina de lavar?
Onde estão localizados as principais reservas de gás natural?
Quantos anos tem Curitiba 2022?
Quem deve pagar INSS patronal?
Como se fortalecer após Covid?
Quando a prova de catalase é considerada positiva?