É simples: veja atrás da sua fonte de alimentação. Não tem chavinha seletora de tensão (110V/220V)? Então tem PFC ativo.
Tem como saber se meu PC tem PFC Ativo sem abrir ele? Este é um requisito da fonte. Não há como identificar a fonte via software. Se o modelo não é visível olhando a traseira do gabinete e se não está especificado na nota fiscal somente abrindo o PC.
Para separar boas fontes eficientes de péssimas fontes ineficientes, foi criado o programa de certificação 80 Plus, que visa certificar fontes que consigam provar sua eficiência de pelo menos 80% quando submetida a testes de 20, % de uso. Quanto maior a eficiência, maior é o selo a ela atribuída.
R.: Uma Fonte de Alimentação Full Range é aquela que tem a capacidade de receber tensões de Corrente Alternada (Vac) ou Corrente Contínua (Vdc) simultaneamente. Também pode receber valores de tensões em 110 Vac ou 220 Vac, sem a necessidade de uma chave de seleção na entrada.
Uma fonte com PFC ativo perde em calor uma média de 3% ± 2%, ou seja, uma fonte de 100W perde sua eficiência em torno de 1W a 5W, essa energia não será realmente utilizada, mas nesse caso acaba se tornando insignificante, pois a eficiência gira em torno de 95% a 99%.
Os circuitos de PC ativo, por sua vez, são compostos por componentes eletrônicos, incluindo um circuito integrado, FETs e diodos, que operam de maneira muito mais eficiente, elevando o fator de potência para 95 ou até mesmo 99%, praticamente eliminando a diferença entre watts e VA.
Nos dias te hoje a tecnologia é tão conhecida que é relativamente difícil encontrar uma fonte popular no mercado que não possua alguma forma de PFC, tanto que em vários países da Europa é proibida a comercialização de fontes sem ela, uma medida adotada no combate contra o desperdício de energia.
Uma fonte de 300W com 95% de eficiência no limite da carga vai consumir 315W, 15W serão desperdiçados na forma de calor. Os circuitos de PFC passivos são os mais simples, compostos basicamente por um conjunto adicional de indutores e capacitores.
O PFC serve, basicamente, para melhorar a eficiência de uma fonte e diminuir a sua perda de energia, o que acaba diminuindo a geração de calor e a necessidade de uma refrigeração. Nos dias te hoje a tecnologia é tão conhecida que é relativamente difícil encontrar uma fonte popular no mercado que não possua alguma forma de PFC, ...
A versão 2.3 é a mais recente e assegura que a fonte tem eficiência mínima de 70% nas linhas de 12 V. Isso quer dizer que o produto consome pouca energia para entregar a corrente prometida aos componentes que usam essas linhas. O mais novo padrão ainda garante que a fonte trabalha com CPUs de baixo consumo.
Quantas horas dura um júri popular?
Quanto é o salário de um Gerente da Magazine Luiza?
Qual a diferença entre AVA e EAD?
Qual é a sua importância do banho?
O que significa PRbpm no oxímetro?
Qual o óleo para Sandero 2014?
Onde ocorre o processo de splicing?
Como imprimir várias páginas em uma só PDF?
Quando que o Tony e Ziva ficam juntos?
O que é sustentabilidade texto resumido?
Quantas Bíblias são vendidas por ano no Brasil?
Qual exame de sangue detecta Covid?
Quem pode fazer projeto de crédito rural?
Porque a palavra juízes e acentuada?
Quais são os benefícios de quem trabalha no Mc Donalds?