Cor. A carne de porco tem uma coloração rosada, a de boi tem uma cor avermelhada, já a de frango e a de peixe são brancas. Caso veja qualquer cor diferente dessas, não consuma. Quando esses produtos estão estragados, apresentam tonalidade esverdeada, amarelada, cinzenta ou descolorada.
Quando estragada, ela costuma estar pegajosa, com uma textura viscosa e um pouco escorregadia. Caso isso esteja somado à presença de manchas e um cheiro de azedo (ou de amônia), pode ter certeza que o alimento já passou do ponto.
A carne bovina está fresca para o consumo quando está com a cor avermelhada. Se ela apresentar uma coloração mais amarronzada, está na hora de descartá-la! O mesmo acontece com a carne de porco, que precisa estar rosada. Fuja das carnes esverdeadas e com textura viscosa!
O primeiro passo é entrar imediatamente em contato com o fornecedor ou o fabricante, de preferência com a nota fiscal em mãos. Exija a troca imediata do produto ou a devolução do dinheiro pago. Caso a empresa que lhe vendeu o produto se negue ou não consiga resolver o problema, procure um órgão de defesa do consumidor.
O interior da carne pode ser cinza ou marrom porque o oxigênio não penetrou no músculo. Isto é normal. ... Depois de um tempo, a carne começa a oxidar e fica marrom, da mesma forma que uma maçã ou batata ficam escuras após cortadas e expostas.
35 curiosidades que você vai gostar
Quando esses produtos estão estragados, apresentam tonalidade esverdeada, amarelada, cinzenta ou descolorada. Essas cores indicam que eles estão contaminados por bactérias e fungos.
No máximo, duas horas fora da geladeira
Em casa ou em um restaurante, a carne pode ser mantida na geladeira por até cinco dias. E se for congelada, pode ser guardada por período indeterminado. A carne pode estragar mesmo se estiver em um ambiente higienizado.
Como guardar suas carnes
Caso todo o processo seja feito corretamente, o alimento pode ser conservado por até 3 meses. Mas caso a carne seja guardada temperada, sua durabilidade diminui, chegando até 3 dias na geladeira e no freezer até 1 mês.
Em relação ao prazo de validade, carnes congeladas em pedaços têm prazo de validade de 8 meses, carne assada ou bifes crus têm prazo de validade de até 6 meses se congeladas, e carne moída in natura tem prazo de validade de até 3 meses.
Como regra geral, frango e carnes vermelhas precisam ficar imersos na marinada por aproximadamente 12 horas. Já o peixe não pode passar de 3 horas. O tamanho da carne também interfere. Quanto maior o pedaço da carne, maior também o tempo que deve ficar marinando.
A regra das duas horas. ... Basicamente, carnes e outros produtos que precisam de refrigeração não devem permanecer em temperatura ambiente por mais de duas horas. Caso a temperatura ambiente seja superior a 30 °C. Assim, não deve permanecer fora da geladeira por mais de 1 hora.
O processo de cura consiste em esfregar uma mistura de sal e açúcar em pedaços de carnes frescas, embalá-la firmemente em uma panela de barro e armazená-la em local com temperatura fresca e estável.
A primeira dica para armazená-los fora da geladeira é abusar da água. Mergulhe os recipientes numa pia com água fria. Mas também não dá para fazer milagre. Nesses casos, o prazo de validade é menor – recomenda-se consumir os alimentos em menos de 24 horas.
Em carne com maior pH, há maior retenção de água, com um menor gotejamento. Nesse caso, há uma menor refletância da luz e, portanto, a carne fica com um aspecto mais escurecido. Já carnes com menor pH, perdem mais água pelo gotejamento e refletem mais luz, ficando, dessa forma, com um aspecto mais claro.
Os principais pigmentos responsáveis pela cor característica da carne são a mioglobina e a hemoglobina, porém pode-se encontrar outros pigmentos como catalase e citocromo-enzimas mas sua contribuição na cor é muito menor.
Este fenômeno é causado pela refração da luz, ou seja, a luz que incide sobre a carne é refletida de forma subdividida em diversas cores, dando a impressão de um arco-íris.
A melhor maneira de armazenar as carnes é em embalagens a vácuo, contudo, às vezes compramos carnes que não são embaladas dessa forma e não temos esse recurso disponível em casa, então a melhor opção é utilizar embalagens que contenham o mínimo possível de ar e claro, sempre fechadas para evitar que a carne fique ...
Por razões de higiene, não recomendamos que a carne fique exposta à temperatura ambiente. Todo o processo de dessecagem deverá ser feito na geladeira. O processo de refrigeração de uma geladeira retira a umidade do ar, fazendo com que alimentos expostos ao ar gelado ressequem.
Existem duas maneiras de salgar a carne. Pode-se envolver o exterior da carne com sal seco e deixar o sal infundir na carne por várias semanas. Este método leva o nome de cura a seco. Outra opção é fazer uma salmoura (salgada o suficiente para uma batata flutuar) e deixar a carne de molho nela por várias semanas.
Em temperatura ambiente, embrulhe a peça em um papel filme e guarde-a em um local seco e arejado. Na geladeira, cubra-o com um plástico ou película. Se for congelar, retire o alimento do freezer 24 horas antes do consumo, para que ele retome a textura e sabor originais.
Bolo. Depois de preparar o seu delicioso bolo, você não precisa guardá-lo na geladeira. ... Tomate. Você sabia que o tomate perde muitas das sua propriedades ao ser guardado na geladeira? ... Manjericão. A erva murcha muito mais rápido ao ser colocada em temperaturas mais baixas. ... Azeite. ... Mel. ... Cebola. ... Café ... Banana.
Tente não comprar frango que não está nestas condições. Não deixe muito tempo exposto ao calor dentro do carro, ou fora do frigorífico (porque encurta a sua “vida”), no máximo 30 minutos para não interromper “a cadeia fria” do frango, o que impede a proliferação de bactérias que causam doenças.
Pão. A geladeira pode evitar que dê bolor no pão, mas, ao mesmo tempo, o deixará seco e duro. ... Café Quando o café é armazenado na geladeira, a condensação pode afetar os grãos e fazer com que eles percam o seu sabor. ... Ovos. Os ovos também são alimentos que podem ficar fora da geladeira. ... Manteiga. ... Mel. ... Bolo. ... Manjericão. ... Abacate.
O ideal para receitas simples é deixar a carne pegando tempero durante 30 minutos. Para pratos mais elaborados que exijam um corte de carne maior o indicado é marinar durante 24 horas, informa o chef.
Jamais deixe alimentos de molho fora da geladeira. Assim que preparar a marinada, tampe-a e mantenha refrigerada até o momento do cozimento. Alimentos crus de origem animal não devem permanecer sem refrigeração.
O que eu faço para ser uma boa filha?
Quais são os primeiros sinais que você precisa usar óculos?
Como saber a hora certa de se separar?
Quando uma pessoa é mentirosa?
Como saber se eu sou Poligamica?
Como saber se o curso de Enfermagem e pra mim?
O que pode ser tremor no útero?
Como recuperar mensagem que me enviaram no WhatsApp?
Quando a criança não escreve na linha?