Xangô casou com IANSÃ, embora ele detestasse Egum e ela detestasse carneiro. Vivia em terras de keto um caçador chamado Odulecê, era o líder de todos os caçadores, ele tomou por sua filha uma menina nascida em Irá, que por seus modos espertos e ligeiros era conhecida por OIÁ.
Tão poderosa quanto o seu marido Xangô, Iansã é uma deusa que percorreu vários reinos em busca da sabedoria de outros orixás.
Iansã foi o grande amor de Ogum (o ferreiro, senhor dos caminhos). Teve com ele nove filhos. Ganhou de Ogum uma poderosa espada e uma vara de cobre, e aprendeu com ele a defender a si mesma e aos justos.
Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.
Mais tarde Xangô roubou Obá de Ogum. Iemanjá e Orunmilá eram casados. Orunmilá era um grande adivinho.
42 curiosidades que você vai gostar
Oxum é a segunda esposa de Xangô e representa a sabedoria e o poder feminino.
A cor de Iansã usada na Umbanda é o Amarelo. (No candomblé e em alguns tipos de umbanda “traçada” (que misturam candomblé com umbanda) usam-se as cores vermelha, marron e rosa).
Iansã carrega consigo o Irukerê/Eruexim (artefato feito com o rabo de búfalo), usado pra conduzir os Eguns (espíritos desencarnados) na passagem da morte. Na outra mão Oyá carrega uma espada de cobre afiada - só sendo maluco pra mexer com quem ela protege!
Eles gostam de parceiros independentes. Eles detestam pessoas grudentas demais e que tirem sua liberdade. Se houver alguma crise no relacionamento, pode ser que eles fiquem dias sem falar com a parceira até a raiva passar. Isso acontece porque eles não gostam de DR.
O nome Iansã foi dado por Xangô, que faz referência ao entardecer. Iansã quer dizer a mãe do céu rosado ou a mãe do entardecer. Oyá é conhecida como a rainha dos raios, senhora das tempestades, rainha guerreira e esposa de vários Orixás, especialmente Orixá Xangô e Orixá Ogum.
Os filhos de Iansã normalmente são pessoas com um magnestismo pessoal muito forte, com postura alongada e imponente. Carismáticos e fortes, atraem o olhar por onde vai, e eles adoram essa atenção toda ao seu redor, pois gostam de ser paparicados e elogiados.
Eles não comem abóbora por gratidão, por acreditar na lenda que Iansã, ao ser perseguida, se salvou ao se esconder em uma plantação de abóbora.
Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.
Foi um tremendo massacre, pelo qual passaram todas. Com grandes chifradas IANSÃ rasgou-lhes a barriga, pisou sobre os corpos e rodou-os no ar. IANSÃ poupou seus filhos que a seguiam chorando e dizendo: Nossa mãe, nossa mãe!
Saravá Clara Guerreira, Filha de Ogum com Yansã! - Pai Paulo de Oxalá - Extra Online.
Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p.
Iansã é quem assopra o fogo da forja de Ogum, representando que só com o uso das forças da natureza o homem alcança a evolução. Iansã junto com Xangô vibram na força do fogo, e o vermelho das velas trazem a mensagem do fogo que constrói, transforma e faz crescer, mas que também pode queimar.
Filhos de Iansã são muito atraentes e costumam ter uma postura altiva, com coluna ereta e cabeça erguida. Além disso, são fisicamente definidos e têm uma postura marcante, como se fossem literalmente reis e ranhas, assim como essa Orixá.
Iansã - Veste roupa vermelha com duas correntes na cor cobre. Dois ibôs (chifres), espada (âbebê), coroa, orukerê (espanador) na cor cobre.
Iansã – O dia semanal dessa orixá também é o sábado, mas por conta do seu relacionamento com Xangô, também pode ser a quarta-feira. Sua data no ano é 4 de dezembro. Iemanjá – Nessa lida de dia dos Orixás na Umbanda, é importante mostrar que a rainha dos mares é regente do sábado.
Orações para Iansã
Mãe Iansã, cubra-me com seu manto sagrado, E leve com a força dos seus ventos tudo que não presta para bem longe. Não destrua o amor que há em nossos corações. Mãe Iansã, em vós eu creio, espero e confio!
Se Oxum é sua guia, a sua combinação perfeita é com os filhos de Nanã, Omulu e Oxóssi.
Filha de Iemanjá e Orunmilá (Ifá – o oráculo), Oxum teve três maridos: Ogum, Xangô e Oxosse, sendo que deste último gerou Logunedé que viveu seis meses com o pai, nas matas e seis meses com a mãe, nas águas doces.
Conhecido como Exus-Mirins, os Exus da linha de Oxum atuam na linha da esquerda da Umbanda. Nem todos se apresentam na forma de criança, sendo alguns mais próximos da forma de adolescentes com sua rebeldia da fase transitória para a vida adulta, em busca de uma identidade, como nós nesse período da vida.
Como você entende a pluralidade presente em nosso cotidiano?
Como saber se um processo trabalhista já foi pago?
Como saber se tenho sangramento no estômago?
Como produzir mudas de petúnia?
Como é a reprodução de calopsitas?
O que acontece com a falta de biotina?
O que é necessário para produzir orgânicos?
Como saber se a empresa é ou não contribuinte do ICMS?
Como eu sei que tenho sangue nas fezes?
Como saber se a empresa é MEI ou não?
É possível entrar na menopausa tomando anticoncepcional?
Qual a diferença entre lucro real presumido e Simples Nacional?
Como programar pedra ametista?
Como saber se o resultado da divisão está certa?
Como verificar seus arquivos públicos no Google Drive?