Se o condutor perceber um barulho diferente do comum no motor, principalmente se estiver mais alto e com ruídos fortes, verifique com o carro ligado se o problema vem da bomba d'água. Para isso será necessário levantar o capô e fazer uma análise visual.
90º Celsius
O sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de funcionamento – sempre na faixa dos 90º Celsius.
Por ser concentrado, sua proporção de uso é de 40% a 60% da capacidade do sistema. Assim sendo, utilizar de 4 a 6 litros para cada 10 litros de capacidade do sistema.
Afinal, o líquido de arrefecimento não precisa circular o tempo inteiro pelo motor, apenas quando é necessário controlar a temperatura. Se a válvula termostática não está funcionando ou está com defeito, o líquido não é liberado no momento certo, o que causa o superaquecimento que deixa o carro fervendo.
Além de problemas mecânicos, isso pode resultar em queimaduras. Ligue o motor e use a lanterna (qualquer celular tem uma) para verificar se há sinais de vazamento nos encaixes das mangueiras do sistema de arrefecimento. Com a adoção de capas sobre os motores, é provável que nem todas as conexões estejam visíveis.
Os radiadores mais novos possuem alguns aditivos que aumentam o ponto de ebulição do líquido que será resfriado. Isso se deve pelo fato de que a água ferve quando chega aos 100 graus e os motores precisam que a temperatura esteja entre 1 graus.
Válvula termostática: faz com que o motor atinja rapidamente a temperatura ideal de trabalho.
O radiador deve ter pelo menos 1 litro de aditivo e o restante deve ser completada com água pura, dessa forma o aditivo deve ser misturada a água do radiador, os fabricantes devem indicar o melhor para o seu veículo. Evite marcas desconhecidas, já que as porcentagens das substâncias podem ser diferentes.
Para preparar a mistura de água e fluido aditivo de radiador, é preciso seguir a proporção recomendada pela empresa fabricante do veículo — em média, essa medida é de 60% de água e 40% de fluido. Nunca preencha o reservatório apenas com água, pois isso pode causar diversos problemas ao sistema de arrefecimento!
Aliás, a confusão já começa do próprio nome, pois a água do radiador não é mais água: é chamado líquido do sistema de refrigeração – metade água metade aditivo – o etilenoglicol, que eleva o ponto de ebulição e reduz a possibilidade da água de ferver. Veja mais dicas e notícias no nosso canal no YouTube!
Uma mistura que até já vem pronta nas embalagens em postos, concessionárias ou casas de peças. Esse líquido do radiador costuma também ser o eterno esquecido, e a recomendação – confira no manual – é pra substituí-lo a cada dois anos, não importa a quilometragem rodada.
Um automóvel funciona em altas temperaturas, no momento da combustão, essa temperatura pode ser elevada. É por isso que o radiador é muito importante, é ele o responsável por refrigerar todo o sistema e também por manter o propulsor mais frio evitando superaquecimento e derretimento das peças. Por esse motivo, é essencial ficar sempre de olho.
O segundo é mais inquietante e está relacionado com uma fuga no circuito de refrigeração ou uma avaria importante no radiador. Neste último caso, há que levar de imediato o carro à oficina. O radiador é um elemento fundamental para impedir que o motor sobreaqueça.
Quais são os sintomas da crise de ansiedade?
Qual a maior TV no mercado brasileiro?
Quando volta as aulas presenciais no RS 2021?
O que se pode fazer com o AutoCAD?
Qual é o principal objetivo do Facebook?
O que vem primeiro o sérum ou hidratante?
Quanto tempo de vídeo pode mandar no WhatsApp?
Quando foi criada a Polícia no Brasil?
Quanto tempo pode comer depois de colocar aparelho?
Qual o limite do nosso cérebro?
O que não fazer com 3 semanas de gravidez?