Classificação das reações e dos agentes em reações de óxido-redução: se houver uma perda de elétrons a reação será chamada de reação de oxidação; quando há ganho de elétrons é chamada de reação de redução. O elemento que sofre oxidação é chamado de agente redutor e o que sofre redução é chamado de agente oxidante.
Em uma pilha, o elemento que possui maior potencial de redução é que sofre a redução, enquanto aquele que tem maior potencial de oxidação sofre a oxidação.
Uma forma muito comum de proteger um metal da corrosão é revesti-lo com metais que tenham maior potencial de oxidação, ou seja, maior tendência a perder elétrons. Assim, o metal do revestimento se oxida primeiro e retarda a oxidação do outro, sendo, por isso, chamado de metal de sacrifício.
Mas aqui vamos considerar essas duas grandezas como tendo o mesmo valor, porque, em Física, a diferença de potencial de um gerador como uma pilha é dada pela fórmula: U = E – r . i, sendo que U = ddp, E = força eletromotriz, r = resistência e i = intensidade da corrente elétrica.
quem reduz, recebe eletrons, diminui o nox . quem oxida, perde eletrons, aumenta o nox.
O eletrodo positivo de uma pilha é chamado de cátodo e é onde ocorre a reação de redução. Já o eletrodo negativo é chamado de ânodo, e é onde ocorre a reação de oxidação. O eletrólito, ou também chamado de ponte salina, é a solução condutora de íons que formam a corrente elétrica gerada pela pilha.
Ânodo é o eletrodo no qual há oxidação (perda de elétrons). É o polo negativo da pilha. Os elétrons saem do ânodo (polo negativo) e entram no cátodo (polo positivo) da pilha.
A corrosão é um processo de oxirredução, ou seja, um material (no caso, o metal) sofre oxidação (perde elétrons), e o outro, redução (ganha elétrons). Para sofrer oxidação, o metal deve apresentar um potencial de redução (Ered) menor que o material que entrou em contato com ele.
A oxidação ocorre quando a espécie química perde elétrons para outra, ficando com a carga mais positiva, isto é, o seu Nox (Número de oxidação) aumenta. ... O contrário também é verdadeiro, a espécie química que oxidou causou a redução da outra, por isso, ela é denominada de agente redutor. Não pare agora...
Em terminologia química, diz-se que o redutor se oxida, perde elétrons, e, em consequência, seu número de oxidação aumenta, enquanto com o oxidante ocorre o oposto. Os mais fortes agentes redutores são os metais altamente eletropositivos, como o sódio, que facilmente reduz os compostos de metais nobres e também libera o hidrogênio da água.
Em condições padrão, os potenciais padrão de redução e de oxidação do hidrogênio são iguais a zero (E 0red = 0,0V). Sempre é bom lembrar que as condições padrão equivalem a 1 mol/L, 1 atm e 25ºC. Assim, o potencial está relacionado com a capacidade de geração de energia elétrica pelas pilhas através das reações de oxirredução.
O potencial de oxidação de uma pilha é a capacidade de sofrer oxidação, e o potencial de redução é a capacidade de sofrer redução. Para o cálculo, necessitamos dos valores dos potenciais que são fornecidos pelo enunciado dos exercícios.
Processos de oxidação e redução estão envolvidos no estudo da eletroquímica, onde as reações químicas ocorrem com o envolvimento de transferência de elétrons de um reagente para outro. Os dois processos ocorrem simultaneamente e não podem coexistir independentemente.
Como higienizar sapatos contra micose?
Como ver se tenho que pagar DARF?
O que estuda a eletrônica digital?
Qual a importância do estágio para a formação do profissional?
Como criar uma agenda digital?
Porque podemos dizer que todos temos cultura?
Como recuperar o esmalte do piso de cerâmica?
Qual empresa abrir com 500 mil reais?
Qual a melhor cidade para se viver em Santa Catarina?
Como transferir arquivos MOBI para o Kindle?
Como era chamado o primeiro celular?
Quantas vezes acontece a aurora boreal?