Como saber quando é verbo transitivo direto e indireto?

Pergunta de Joaquim Vieira em 27-05-2022
(22 votos)

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

Como saber se é um verbo transitivo direto ou indireto?

Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê. Verbos transitivos indiretos pedem um objeto indireto como complemento, indicando de quem, para quem, com quem, de quê, para quê, a quê,…


Como identificar o objeto direto e indireto?

A diferença entre objeto direto e indireto é que a presença da preposição é obrigatória no objeto indireto; caso contrário, ele não faz sentido. O objeto direto não precisa da preposição, mas em alguns casos, ela pode ser usada. Exemplos de objeto direto preposicionado: Ao irmão a irmã perdoou.

Quais são os verbos transitivos direto e indireto?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

Como saber se a frase é direto ou indireto?

O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição.

?Verbo transitivo direto e indireto [Prof. Alda]


17 curiosidades que você vai gostar

Como saber se é objeto indireto?

Objeto indireto

Diferentemente do objeto direto, o indireto é acompanhado de preposição em todos os contextos. Em resumo, objeto indireto é o termo que completa o sentido do verbo transitivo indireto. Nesse tipo de termo integrante, a pergunta feita a essa modalidade de verbo é “de que” ou “em que”, principalmente.

O que é um objeto direto exemplos?

O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.

Quais são os verbos transitivos indiretos?

Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento. Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.

O que é verbo transitivo direto exemplos?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.



Outras questões

Quanto custa em média um velório?

O que é o itil?

Que tipo de relação está se referindo Esse exemplo peixe piloto e tubarão o peixe acompanha o tubarão e aprove

O que causa dor no baço?

Pode pintar fogão a lenha?

O que são fagos?

O que é bom para regular a pressão?

O melhor de deus ainda está por vir versiculo?

Como citar autores parafraseando?

O que e sexting?

O que é uma prótese flexível?

O que significa litíase renal?

A pauta musical é composta por?

Porque todo aquele que ama é nascido de Deus?

O que significa as cores da pasta de dente?

Qual a inflação de 2012?

O que é um nome comum?

Como desbloquear um chip bloqueado por falta de crédito?

O que é um socket de rede?

Quais são as suculentas de sombra?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com