Cadeia principal é a maior sequência contínua de átomos de carbono e que não precisam necessariamente ser representados em linha reta. A cadeia principal sempre deve conter o grupo funcional da substância, bem como o ponto de partida das ramificações e as insaturações, caso haja.
A cadeia principal deve ser aquela que: Tiver a maior quantidade de carbonos em sequência, O que fica de fora de cadeia principal deve ser considerado radical.
Quando numeramos a cadeia da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, as posições das ramificações sempre serão 3 e 5. Porém, devemos iniciar a numeração obrigatoriamente à esquerda por ser a extremidade mais próxima do etil, que deve ser escrito primeiro por causa da ordem alfabética.
Classificação das cadeias carbônicas
Quando espécies orgânicas aparecem substituindo um ou mais átomos de hidrogênio de uma cadeia de hidrocarbonetos, elas recebem o nome de Grupos orgânicos substituintes.
A cadeia principal de uma cadeia ramificada é aquela que apresenta:
Nesse exemplo, temos uma estrutura cíclica com quatro átomos de carbono, logo ela é a cadeia principal.
3ª parte: 1-en indica a presença de uma dupla ligação no carbono 1. 4ª parte: “-o” é o sufixo característico de hidrocarbonetos. Para cadeias fechadas, as regras de nomenclatura mantêm-se, mas a palavra ciclo inicia o nome do composto, indicando que se trata de um hidrocarboneto fechado ou cíclico.
Já as ramificações são como “galhos” ligados a uma estrutura maior de hidrocarbonetos. As cadeias cíclicas também podem conter ramificações e/ou insaturações – a organização estrutural de hidrocarbonetos com cadeia fechada forma polígonos como quadrado, triângulo, hexano, entre outros.
A numeração dos carbonos na cadeia principal de hidrocarbonetos depende do posicionamento dos radicais e insaturações. A numeração dos carbonos na cadeia principal de hidrocarbonetos (alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, ciclanos, ciclenos e aromáticos) deve ser realizada sempre de forma a proporcionar os menores números possíveis para os ...
→ Hidrocarbonetos de cadeias fechadas ou cíclicas: aqueles com cadeias em que os átomos se organizam formando um ciclo, um polígono ou um anel aromático (hidrocarboneto fechado com insaturações alternadas). Não possuem pontas soltas a menos que haja uma ramificação.
Como funciona nossas lembranças?
Como armazenar de maneira segura um arquivo digital?
Como fazer transferência de dinheiro pela internet caixa?
Quais são as etapas de construção da Caixa?
Como funcionam as hélices de um helicóptero?
Como habilitar o Google Finance no Excel?
O que são botoeiras Pulsadoras?
Como fazer ligação de Claro para Oi?
O que é preciso para ser um jornalista esportivo?
Quanto custa para montar uma fábrica de isopor?
Como funciona uma célula galvânica?
Como fazer uma ligação para o Piauí?
Como funciona o construtivismo na Educação?
Como implantar e ajustar as rotinas?
Como funciona a concessão de energia elétrica?