COMO RECEBER AUXÍLIO-DOENÇA | AUXÍLIO-DOENÇA AGENDAMENTO Há três formas: você deve preencher um requerimento e agendar a perícia médica pelo site: meu.inss.gov.br, através do aplicativo ou pelo telefone 135. É nessa consulta que o médico do INSS vai comprovar a doença e liberar o benefício.
O auxílio-doença será devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido nesta Lei, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos.
O valor do auxílio-doença consiste em 91% do salário recebido pelo trabalhador, conforme 80% dos maiores salários de contribuição do segurado, durante o período contributivo.
Antes ou depois do dia 20? Só a análise do pedido pode demorar até três meses, a depender do benefício. Depois da aprovação, é que se conta o prazo para liberar o dinheiro. Se essa aprovação for confirmada até o dia 20 de um determinado mês, a previsão é que o pagamento aconteça no mês seguinte.
Antes ou depois do dia 20? Só a análise do pedido pode demorar até três meses, a depender do benefício. Depois da aprovação, é que se conta o prazo para liberar o dinheiro. Se essa aprovação for confirmada até o dia 20 de um determinado mês, a previsão é que o pagamento aconteça no mês seguinte.
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei 4708/20, que obriga o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pagar o auxílio-doença, no valor de um salário mínimo (R$ 1.100, atualmente), se a perícia médica não for realizada em 60 dias.
Documentos necessários para solicitar auxílio doença
Informada desse fato, a empresa empregadora procederá ao agendamento da perícia no INSS para comprovar a incapacidade do empregado, que ocorrerá após 15 dias de afastamento. É a partir desse procedimento que a pessoa passa a receber o Auxílio-Acidente ou Auxílio-Doença.
No caso da aposentadoria por invalidez e do auxílio-doença, o prazo máximo continua sendo de 45 dias. Já para os benefícios assistenciais à pessoa com deficiência e ao idoso e para as demais aposentadorias, o prazo será de 90 dias (veja a lista de prazos abaixo).
Qual é o momento certo para pedir o auxílio-doença? No caso do segurado contribuinte individual, facultativo, trabalhador avulso e empregado doméstico, o pedido pode ser feito logo no momento em que você ficar incapacitado. Segurados empregados, sejam urbanos ou rurais, têm que esperar completar 15 dias de afastamento.
Como consultar se meu Auxílio-doença foi aprovado? Para ter direito a qualquer benefício junto ao INSS é necessário cumprir alguns requisitos que são previstos em lei. Para a solicitação do auxílio-doença, não há diferença, contudo quando o trabalhador dá entrada na sua solicitação acaba se perguntando como saber se o benefício foi ou não aprovado?
Mas em junho do mesmo ano foi feita uma lei que mudou novamente esse assunto: agora é necessário contribuir novamente durante 6 meses para ter direito ao auxílio-doença depois de ter perdido a qualidade de segurado.
Depois de normalizada a situação, será avaliada a situação desses beneficiários que receberam o adiantamento e se você tiver o benefício mantido, toda essa “diferença” que deixou de receber lhe será paga. Como obter esse Adiantamento do Auxílio Doença?
Como usar logaritmo no dia a dia?
Qual o valor da unha de fibra de vidro?
Como desbloquear o benefício do Bolsa Família?
Quanto vale 1 HP em cilindradas?
Como tirar a pigmentação do cabelo?
Qual o sinônimo de contaminação?
Como respirar melhor ansiedade?
Como fazer planilha Google Sheets?
Quais são as propriedades do aço?
Como fazer o Mastruz para pneumonia?
O que fazer para recuperar a gengiva?
O que quer dizer quando aparece no Jadlog coleta solicitada?
Qual o tempo de vida de uma barata francesinha?
Quais os direitos de quem usa tornozeleira eletrônica?
Pode comer beterraba quando você tá fazendo uma dieta para emagrecer?