As colunas ou pilares são elementos estruturais, por isso devem ser dimensionadas por um engenheiro capacitado e fazem parte do projeto estrutural. Geralmente as colunas são posicionadas no encontro das paredes, ou no meio quando o vão é superior a 4 metros.
As vigas devem estar posicionadas preferivelmente nas extremidades da edificação em planta e nas laterais de aberturas, como poços de elevador e escadas; além destas devem ser colocadas mais vigas, de modo a diminuir os vãos das lajes; a distância entre duas vigas paralelas deve ficar preferivelmente entre 3 e 6 metros ...
Para dimensionar um pilar deve se considerar os esforços a que estão submetidos (forças normais, compressivas, e em poucos casos a flexão) (BASTOS, 2017). Na compressão simples, a força é aplicada no centro geométrico da seção transversal do pilar, cujas tensões são uniformes (Figura 1) (BASTOS, 2017).
O vão máximo recomendado para vigas de concreto armado é de 12 metros. Acima disso, passa a ser uma estrutura muito pouco econômica e existem outras soluções melhores. Em contrapartida, o vão mínimo recomendado é de 3 metros.
Para os pilares na planta de locação, adicionar as cargas verticais. Indicar a “Tabela das Cargas” com todas principais ações separadas. Indicar a convenção adotada para os carregamentos. Quando existirem cortinas de contenção, as mesmas deveram possuir os esforços solicitantes.
19 curiosidades que você vai gostar
A planta de cargas e de locação dos pilares geralmente é o primeiro desenho de um projeto estrutural. As informações desse desenho, juntamente com as oriundas das sondagens do terreno, permitirão a escolha do tipo de fundação (sapata, estaca, tubulão, etc.) mais adequada à obra.
De maneira geral, podemos destacar os seguintes passos na locação de obra:Limpeza do terreno;Acompanhamento de profissional de topografia;Definição das referências;Marcação do gabarito;Execução do gabarito;Execução das tabeiras;Ajuste da locação de obra;Marcação dos elementos no gabarito;
As colunas ou pilares são elementos estruturais, por isso devem ser dimensionadas por um engenheiro capacitado e fazem parte do projeto estrutural. Geralmente as colunas são posicionadas no encontro das paredes, ou no meio quando o vão é superior a 4 metros.
Os pilares, embora sua classificação pela sua posição na estrutura ser muito usual, também são classificados quanto ao tipo de solicitação que o pilar está submetido. Ou seja, pilares submetidos a flexão composta normal, pilares submetidos a flexão composta oblíqua e pilares submetidos a compressão centrada.
❖ Armadura transversal (estribos)
Constituída por barras transversais ao eixo do pilar, dobradas na forma de estribos fechados, com a função de evitar a flambagem das barras longitudinais e manter sua posição durante a concretagem.
Em vigas bi apoiadas e sem balanços em suas extremidades, a altura pode se calculada dividindo-se o vão l1 por 10, arredondando-se para o múltiplo de 5 superior. Em vigas contínuas a altura será calculada dividindo-se o maior vão, l1 , l2, ou ,ln, por 12, também arredondando-se para o múltiplo de 5 superior.
Para determinar a área de sua seção transversal (lados a x b), as normas brasileiras recomendam que as dimensões de a e b sejam iguais ou maiores que 19 cm. A área de sessão deve ser igual ou maior que 360 cm². Recomenda-se que a maior dimensão da seção transversal não seja muito superior ao dobro da menor dimensão.
A distância máxima entre as terças deve ser de 1,50m e entre os caibros, de 0,50m. A distância entre as ripas (galga) depende do tipo de telha utilizada.
Ao instalar as vigas de madeira da cobertura, deixe um espaço de 20 a 40 cm entre elas para o espaço ter uma boa sobra.
Os pilaretes são as colunas dos muros. Eles são recomendados para muros com mais de 3 metros de comprimento. Geralmente os pilaretes são dispostos em vãos de no máximo 2,8 metros e fornecem resistência estrutural para o muro.
Vai construir uma casa de até dois andares? A ferragem 5/16 é a mais usada.
A largura da malha deve ser tal que permita à sua volta uma camada de concreto de pelo menos 3 cm. Por exemplo, se utilizar tijolo em pé, de 30 cm de comprimento por 12 cm de largura, terá de fazer a malha com 24 x 6 cm. Se utilizar tijolo deitado, com as dimensões de 20 x 30 cm, a malha será de 14 x 24 cm.
Confira, então, quais são as principais etapas de uma obra e comece a se organizar para a sua construção!Escolha do terreno. Quanto você realmente tem para investir? ... Planejamento. ... Fundação. ... Alvenaria. ... Estrutura. ... Instalação elétrica e hidráulica. ... Cobertura. ... Acabamento.
Podemos efetuar a locação da obra, nos casos de obras de pequeno porte, com métodos simples (utilizando o nível de mangueira, régua, fio de prumo e trena), sem o auxílio de aparelhos, que nos garantam certa precisão.
Qual a diferença entre período Cretáceo e Jurássico?
O que é um indicador de um projeto?
Quais são as maiores salinas do Brasil?
Como dar brilho em piso externo?
Quais são os três tipos de limpeza?
Para que serve o feitiço Estupefaça?
O que é um processo de primeiro grau?
O que é responsabilidade do fornecedor pelo fato do produto?
Quanto posso movimentar no CPF?
Quanto tempo para tirar o visto americano 2022?
Qual passarinho que canta Deus Quer um?
Quem disse a frase 50 anos em 5?
Em que período os IAPs foram unificados ampliando o acesso à Previdência como política pública?
Como se administra lá Cefazolina?
Quanto um elefante come por dia?
Consegue sacar o seguro desemprego antes da data prevista?
Qual o objetivo de um texto dramático?